Search
Now showing items 1-10 of 95
Educação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual
(2019)
Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objetivo de estudo analisar a utilização de um material manipulável tátil na perspectiva do Desenho ...
O papel do professor na formação do pensamento matemático de estudantes durante a construção de provas em um ambiente de geometria dinâmica
(2011)
Resumo:Esta pesquisa visa a trabalhar com provas em geometria em um ambiente dinâmico da perspectiva do papel do professor de ensino superior, em seu papel de formador do pensamento matemático. Assim, num primeiro momento ...
Atitudes em relação a matemática de professores e futuros professores
(2006)
Resumo: O estudo compara a existência da atitude em relação à Matemática em quatro grupos amostrais, compostos de sujeitos voluntários de instituições escolares públicas e privadas, escolhidas por conveniência. A investigação ...
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
(2003)
Resumo: Este trabalho apresenta possibilidades oferecidas pelo portfolio como recurso de avaliação da aprendizagem e sua influência na mudança de cultura no momento da atribuição de notas. Organizado como pesquisa ...
Formação continuada de professores para o uso de tecnologia digital da informação e comunicação baseada na teoria do mobile learning para o ensino de matemática
(2018)
Resumo: Esta pesquisa buscou relacionar a teoria do mobile learning (aprendizagem móvel ou por meio de dispositivos móveis sem fio) com o ensino de conceitos matemáticos. O quadro teórico que embasou esta tese teve como ...
Perspectivas e limites do uso de material didático manipulável na visão de professores de matemática do ensino médio
(2000)
Resumo: Tendo como objetivo investigar como professores de matemática do ensino médio se manifestam a respeito do uso de materiais didáticos manipuláveis, no presente trabalho observamos e descrevemos dois sujeitos, ...
Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
(2010)
Resumo: Nesta pesquisa, propomos analisar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática, vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como caminho para propiciar a aprendizagem em ...