Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática
Resumo
Resumo: Nesta pesquisa, propomos analisar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática, vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como caminho para propiciar a aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos, em uma proposta de formação continuada em EaD online. Para constituição da pesquisa, assumimos a metodologia da pesquisa-ação, onde a pesquisadora e os cursistas estiveram atuando juntos em um curso, desenvolvido com atividades em momentos presenciais e encontros à distância. O curso estruturou-se através de reuniões, registros e observações. A análise dos dados baseou-se nos momentos de comunicação entre os professores de Matemática e destes com a pesquisadora, como sujeitos sócio-culturais, evidenciando o foco desta pesquisa nas possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual. Tais momentos foram analisados a partir dos registros desses sujeitos no fórum do ambiente virtual do curso; da mediação da pesquisadora e da proposta pedagógica do curso. Para análise consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Brito e Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) e Valente (2005); a formação continuada de professores de matemática amparados em Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) e Miskulin (2005) e o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2001, 2003, 2008). Abstract: In this research, our aim is to analyze the possibilities of interaction and cooperation among Math Teachers experienced in a virtual learning environment as a way of promoting the math learning with the use of different technological resources in a Continued Teachers' Training Proposal in Online Distance Education. For the constitution of the research, we have assumed the methodology of action research and the researcher and participant teachers got involved and interacted in a semipresential course. The course was structured through meetings, observations and reports. The analyses of the data was based in the moments of communication among the participant math teachers and the researcher as socio-cultural subjects having the focus on the possibilities of interaction and cooperation among math teachers in a virtual environment. These moments were analysed through the participants' reports posted in the section Forum in the virtual environment; the mediation of the researcher and the pedagogical proposal of the course. For the analyses, we have considered the studies in educational technologies of Brito and Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) and Valente (2005); the Continued Math Teachers' Training based on Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) and Miskulin (2005); and the concept of interactivity based on the studies of Silva (2000, 2001, 2003, 2008).
Collections
- Teses & Dissertações [10506]