• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    BRANCO, Eguimara - dissert_final.pdf (3.455Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Branco, Eguimara Selma
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nesta pesquisa, propomos analisar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática, vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como caminho para propiciar a aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos, em uma proposta de formação continuada em EaD online. Para constituição da pesquisa, assumimos a metodologia da pesquisa-ação, onde a pesquisadora e os cursistas estiveram atuando juntos em um curso, desenvolvido com atividades em momentos presenciais e encontros à distância. O curso estruturou-se através de reuniões, registros e observações. A análise dos dados baseou-se nos momentos de comunicação entre os professores de Matemática e destes com a pesquisadora, como sujeitos sócio-culturais, evidenciando o foco desta pesquisa nas possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual. Tais momentos foram analisados a partir dos registros desses sujeitos no fórum do ambiente virtual do curso; da mediação da pesquisadora e da proposta pedagógica do curso. Para análise consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Brito e Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) e Valente (2005); a formação continuada de professores de matemática amparados em Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) e Miskulin (2005) e o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2001, 2003, 2008).
     
    Abstract: In this research, our aim is to analyze the possibilities of interaction and cooperation among Math Teachers experienced in a virtual learning environment as a way of promoting the math learning with the use of different technological resources in a Continued Teachers' Training Proposal in Online Distance Education. For the constitution of the research, we have assumed the methodology of action research and the researcher and participant teachers got involved and interacted in a semipresential course. The course was structured through meetings, observations and reports. The analyses of the data was based in the moments of communication among the participant math teachers and the researcher as socio-cultural subjects having the focus on the possibilities of interaction and cooperation among math teachers in a virtual environment. These moments were analysed through the participants' reports posted in the section Forum in the virtual environment; the mediation of the researcher and the pedagogical proposal of the course. For the analyses, we have considered the studies in educational technologies of Brito and Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) and Valente (2005); the Continued Math Teachers' Training based on Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) and Miskulin (2005); and the concept of interactivity based on the studies of Silva (2000, 2001, 2003, 2008).
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/25040
    Collections
    • Teses & Dissertações [10506]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV