Search
Now showing items 1-6 of 8
A prática pedagógica docente na educação profissional à luz dos pressupostos do pensamento complexo
(2022)
Resumo: A presente pesquisa de dissertação, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE UFPR) tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos docentes da Educação Profissional ...
Metodologias ativas para a construção do conhecimento matemático : entendimentos de professores
(2023)
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, para responder ao problema de ...
Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
(2023)
Resumo: Neste estudo, buscou-se entrelaçar os conceitos de educação, cidade, território e desenvolvimento profissional docente, com vistas a desvelar o potencial educativo dos diferentes espaços que a cidade oferece e a ...
A construção de jogos na perspectiva do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para experiênciasde aprendizagem na educação infantil
(2022)
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação aborda o Desenho Universal e o Desenho Universal para Aprendizagem, na perspectiva inclusiva, com crianças de uma turma do pré-escolar de um Centro Municipal de Educação ...
Compreensões e sentidos na reconstrução da docência de professores no cronotopo pandêmico : olhares bakhtinianos
(2022)
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender, a partir das vozes das professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Araucária, a construção da docência alfabetizadora no Cronotopo Pandêmico. Considero, nesse sentido, o ...
Docência em tempos de pandemia : memórias, movimentos e mudanças
(2023)
Resumo: A presente pesquisa tem como temática a docência em tempos de pandemia, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O problema da pesquisa refere-se às dificuldades ...