• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O professor e o trabalho com resolução de problemas matemáticos no 5° ano do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    VANESSA GREBOGI.pdf (695.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Grebogi, Vanessa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O tema desta pesquisa surgiu em função do interesse em aprofundar estudos sobre a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática, compreender no que consiste tal metodologia de acordo com os referenciais teóricos, verificar como tais referenciais recomendam o trabalho com Resolução de Problemas na sala de aula e conhecer a realidade docente em relação ao trabalho com Resolução de Problemas matemáticos no 5o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa realizada para tal é qualitativa, exploratória e descritiva e foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 8 professores que atuam no 5o ano do Ensino Fundamental, em escolas do Município de São José dos Pinhais – PR. Foram entrevistados 4 professores da área urbana e 4 professores da área rural, com o objetivo de verificar a importância atribuída ao trabalho com Resolução de Problemas matemáticos, o modo como os problemas matemáticos são trabalhados em sala de aula e as dificuldades encontradas ao trabalhar com problemas matemáticos. Com base nos dados das entrevistas, foi possível identificar que os professores consideram importante o trabalho com Resolução de Problemas para os alunos fixarem melhor os conteúdos e relacionarem os conteúdos com o cotidiano, o dia a dia em que vivem. Os professores trabalham com Resolução de Problemas por meio do uso de diferentes materiais, em diferentes momentos da aula e organizam os alunos em sala de diversas maneiras. As dificuldades encontradas pelos professores ao trabalhar com a Resolução de Problemas relacionam-se à falta de tempo de planejar as aulas, ao fato do currículo ser extenso, à dificuldade de efetivar na prática o planejamento, ao grande número de alunos em sala, ao fato de os alunos não possuírem os pré-requisitos necessários para a aprendizagem dos conteúdos, à questões familiares, etc. Alguns professores destacaram dificuldades que os alunos encontram ao resolver os problemas matemáticos, tais como: encontrar a conta certa para resolver o problema, interpretação e compreensão do problema matemático. Os resultados obtidos nas entrevistas realizadas com os professores contemplam parcialmente os referenciais teóricos e as orientações curriculares estudados, ficando evidente que a Resolução de Problemas não é completamente vista pelos professores como uma metodologia para ensinar Matemática, mas, ainda, como forma de fixação de conteúdos.
     
    Abstract : The theme of this research emerged due to the interest in further studies on the Troubleshooting and Mathematics teaching methodology, understand what is such a methodology in accordance with the theoretical framework, determine howsuch reference recommend working with Problem Solving in the room class and meet the teaching reality in relation to work with resolution of mathematical problems in the 5th year of elementary school. The research conducted for this is qualitative,exploratory and descriptive and was conducted through semi-structured interviews with eight teachers who work in the 5th year of primary education in schools in São José dos Pinhais - PR. They were interviewed four teachers from urban and four teachers from rural areas, in order to verify the importance attributed to work with mathematical Troubleshooting, how the math problems are worked in class and the difficulties encountered when working with problems mathematicians. Based on data from the interviews, it observed that teachers consider important to work withTroubleshooting for students to better fix the contents and relate the content with daily life, day to day living. Teachers work with problem resolution through the use of different materials, at different times of the class and organize students in a variety ofways room. The difficulties encountered by teachers to work with the Troubleshooting relate to the lack of time to plan classes, the fact that the curriculum is extensive, the difficulty of carrying on practice planning, the large number of students in class, thefact of students do not have the necessary prerequisites for learning content, to family issues, etc. Some teachers pointed out difficulties that students encounter when solving mathematical problems, such as finding the right account to solve the problem, interpretation and understanding of mathematical problem. The results obtained in interviews with teachers partially include the theoretical frameworks and curriculum guidelines studied is apparent that Troubleshooting is not completely seen by teachers as a methodology to teach mathematics, but also as a form of content fixation.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82544
    Collections
    • Pedagogia [619]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV