Mapeamento e análise de fichas de ocorrência disciplinar de um colégio público de Colombo
Resumo
Resumo : A presente pesquisa debruça-se sobre questões disciplinares a partir de registros existentes em fichas de ocorrência de um colégio público do município de Colombo, os quais trazem relatos de comportamentos considerados indisciplinados, propondo-se a corrigi-los. A análise se dá em torno de uma turma de 7o ano, considerada pela Pedagoga do colégio como a mais indisciplinada, composta por 28 alunos, dentre os quais 22 são responsáveis por 135 registros de ocorrências durante o ano letivo de 2013. A finalidade do trabalho é mapear e analisar as fichas de ocorrência, problematizando a lógica disciplinar que as permeia, tendo por referência a perspectiva de que a disciplina e a indisciplina são produzidas a partir das relações sociais entre os sujeitos, dentro e fora da escola. Referenciando-nos em autores como Ana Lúcia Silva Ratto, Michel Foucault e Julio Groppa Aquino, percebemos que quando falamos de (in)disciplina estamos tratando de comportamentos de sujeitos sociais, que constroem sua personalidade, sua identidade, a partir das relações que estabelecem entre si e para com os outros em contextos históricos, sociais, familiares, pedagógicos e culturais específicos. Além disso, a disciplina e a indisciplina são indissociáveis, pois, a indisciplina só existe a partir do momento em que a disciplina é instituída como ordem necessária à escola. Abstract : This research is focused in subjects related to discipline, based on previous registers acquired in a public school in Colombo about the undisciplined behavior, it suggest a solution to correct them. The analysis is in a class of the year seventh, considered from the pedagogue of the school as the most undisciplined class, where there are 28 students which 22 of them are responsible for 135 registries of bad behavior in class during the year of 2013. The goal of this project is to organize and analyze the data sheets obtained to question the disciplinary logic which are that permeated, taking as reference the view that discipline and indiscipline are originated from the social relations of the individuals in a school ambiance or not. Based on authors like Ana Lúcia Silva Ratto, Michel Foucault e Julio Groppa Aquino, was possible to apprehend that when the topics are (in)discipline the subject-matter is the behavi our of the person, who built their personality and identity, from the relationships that they establish among themselves and others in a context of historic, social, familiar, pedagogic, cultural. Also the discipline and indiscipline are inseparable, because the indiscipline became real in the moment that the discipline are instituted as a necessary rule into the school.
Collections
- Pedagogia [406]