Estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física : um componente além da prática
Resumo
Resumo : O presente estudo objetivou compreender as contribuições que o Estágio Curricular Supervisionado proporciona no processo de formação dos graduandos de Educação Física em Licenciatura, isso tudo vinculado com relatos da vivência de um professor em formação. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, no qual foi utilizada a biblioteca digital Scielo, e após identificar artigos sobre a temática foi possível realizar a seleção deles a partir dos critérios de inclusão e exclusão. No decorrer das leituras, foram encontrados autores que são referenciais nesse tema, portanto foram incluídas obras de Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima, Maurice Tardif e Danielle Raymond. Outros documentos analisados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e algumas resoluções do Conselho Nacional de Educação. Os resultados dessa pesquisa permitiram compreender o estágio supervisionado por diferentes olhares, no qual, cada autor propôs a prática com alguma finalidade específica, de tal forma que contribuísse na concepção geral sobre a temática. Quanto à legislação, verificou-se que a atual proposta assegura uma carga horária mínima para a prática, e as resoluções permitem que cada universidade realize da melhor maneira para o contexto social em que está inserida. Ao final do trabalho foi possível constatar que o estágio curricular supervisionado pode promover inúmeras possibilidades para o discente, envolvendo o aperfeiçoamento de suas capacidades profissionais e pessoais. E através das obras selecionadas foi possível compreender os questionamentos elaborados no decorrer da trajetória de um estudante foram respondidos.
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- Licenciatura [1089]