dc.contributor.advisor | Chaves Junior, Sérgio Roberto, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.creator | Silva, Bruno Malcon da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T18:31:54Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T18:31:54Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82217 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo objetivou compreender as contribuições que o Estágio Curricular Supervisionado proporciona no processo de formação dos graduandos de Educação Física em Licenciatura, isso tudo vinculado com relatos da vivência de um professor em formação. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, no qual foi utilizada a biblioteca digital Scielo, e após identificar artigos sobre a temática foi possível realizar a seleção deles a partir dos critérios de inclusão e exclusão. No decorrer das leituras, foram encontrados autores que são referenciais nesse tema, portanto foram incluídas obras de Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima, Maurice Tardif e Danielle Raymond. Outros documentos analisados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e algumas resoluções do Conselho Nacional de Educação. Os resultados dessa pesquisa permitiram compreender o estágio supervisionado por diferentes olhares, no qual, cada autor propôs a prática com alguma finalidade específica, de tal forma que contribuísse na concepção geral sobre a temática. Quanto à legislação, verificou-se que a atual proposta assegura uma carga horária mínima para a prática, e as resoluções permitem que cada universidade realize da melhor maneira para o contexto social em que está inserida. Ao final do trabalho foi possível constatar que o estágio curricular supervisionado pode promover inúmeras possibilidades para o discente, envolvendo o aperfeiçoamento de suas capacidades profissionais e pessoais. E através das obras selecionadas foi possível compreender os questionamentos elaborados no decorrer da trajetória de um estudante foram respondidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação fisica | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação fisica - Formação | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física : um componente além da prática | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |