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    Perfil conceitual de equações percebido em jogos criados por em professores de matemática

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    R - D - RAFAEL DA CRUZ MOREIRA.pdf (4.874Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Moreira, Rafael da Cruz
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Álgebra é um dos temas matemáticos mais temidos por estudantes de todos os níveis. A utilização de letras do alfabeto no lugar de números pode trazer confusão e desânimo em um estudante que se sinta não entendendo nada. Jogos de tabuleiro podem ser uma ferramenta útil na superação dessas dificuldades. Dentro desse tema, direcionado ao conteúdo específico de equações, o objetivo desta pesquisa é investigar a mobilização das zonas do Perfil Conceitual de Equações em professores que ensinam matemática na situação de criação de jogos de tabuleiro para o ensino de equação. Com esse fim é esclarecido o entendimento de jogo pela elaboração de uma definição de jogo, também é levantada a relevância do jogo no ensino de matemática. O conteúdo matemático desta pesquisa tem lastro na sistematização das diferentes formas de interpretar o conceito de equação, que é representada pelo Perfil Conceitual de Equação. Para alcançar professores que ensinam matemática e os acompanhar de forma remota, como era permitido durante a pandemia de Covid-19, foi realizado um curso remoto de extensão, cujo tema referia-se à criação de jogos para o ensino de matemática. Como resultado do curso, dois jogos para o ensino de equações foram elaborados por professoras das redes públicas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A partir da análise dos jogos criados e de entrevistas realizadas com essas professoras foram percebidos os diferentes momentos e motivos que possivelmente mobilizam as diferentes zonas do Perfil Conceitual de Equação, tanto nas professoras enquanto criavam os jogos, quando em estudantes que venham a ter a experiência de jogar tais jogos em sala de aula. Um resultado importante dessa análise é a percepção de aspectos externos aos jogos que também possuem o potencial de influenciar a mobilização das zonas do Perfil Conceitual de Equação, são estes, as dificuldades que os estudantes apresentam durante o estudo de conteúdos matemáticos além da própria álgebra, os materiais didáticos que as professoras já possuíam em seus acervos e que são utilizados como fonte de problemas e exercícios na elaboração de novos materiais didáticos, como os jogos, e também as orientações curriculares do Estado, que norteiam o trabalho de cada professora, orientando o estudo de diferentes tipos de equações em cada nível escolar.
     
    Abstract: Algebra is one of the most feared mathematical topics by students at all levels. Using letters of the alphabet in place of numbers can bring confusion and discouragement in a student who feels like they don't understand anything. Board games can be a useful tool in overcoming these difficulties. Within this theme, targeting the specific content of equations, the goal of this research is to investigate the mobilization of the zones of the Conceptual Profile of Equations in teachers who teach mathematics in the situation of creating board games for teaching equations. As this purpose are clarified the understanding of game by elaboration of a definition of game, the relevance of game in mathematics teaching is also raised. The mathematical content of this research is based on the systematization of the different ways of interpreting the concept of equation, which is represented by the Conceptual Profile of Equation. In order to reach teachers who teach mathematics and accompany them remotely, as was allowed during the Covid-19 pandemic, a remote extension course was held, the topic of which was the creation of board games for teaching mathematics. As a result of the course, two board games for teaching equations were developed by public school teachers from Rio Grande do Sul and São Paulo. From the analysis of the board games created and interviews conducted with these teachers, the different moments and motives that possibly mobilize the different zones of the Conceptual Profile of Equation were perceived, both in the teachers while creating the board games, and in students who come to have the experience of playing such board games in the classroom. An important result of this analysis is the perception of aspects external to the board games that also have the potential to influence the mobilization of the zones of the Conceptual Profile of Equation, such as the difficulties that students present during the study of mathematical content beyond algebra itself, the teaching materials that the teachers already had in their collections and that are used as a source of problems and exercises in the development of new teaching materials such as board games, and also the State curriculum guidelines that guides the work of each teacher, guiding the study of different types of equations at every school level.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81074
    Collections
    • Dissertações [234]

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