Educação do homem do campo
Resumo
Resumo : O trabalho de conclusão de curso intitulado "Educação do Homem o Campo: Prática Pedagógica na EJA" caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, que tem por finalidade estudar e avaliar as práticas pedagógicas desenvolvidas junto ao homem do campo de forma a torná-lo um cidadão consciente na produção agrícola de orgânicos. O trabalho busca investigar como o pedagogo, enquanto profissional da Educação de Jovens e Adultos, com os conhecimentos em didática da comunicação, e atuando diretamente com os produtores de orgânicos, pode contribuir na democratização dos saberes técnico-científicos na produção agrícola e humana. Desta forma, procurou-se desenvolver estratégias de ensino necessárias para melhor compreensão e aperfeiçoamento do processo de aprendizagem dos produtores de orgânicos da Associação dos Produtores de Orgânicos de Campo Largo, na lida com a terra nessa modalidade de cultura, bem como a formação inicial do pedagogo na mediação pedagógica entre os saberes. Para a efetivação do trabalho, foi realizada reunião com os trabalhadores do campo, como prática pedagógica de pesquisa-ação, que partiu da escuta das demandas dos produtores rurais, registro, intervenção e avaliação do impacto das orientações. A tessitura dos conhecimentos das ciências agrícolas e pedagógicas tem como objetivo a formação do educador de EJA, do Agrônomo, e da comunidade, na qual o homem do campo está, na busca de melhores condições de trabalho de forma atender as demandas objetivas e subjetivas dos protagonistas desse processo. Abstract : The final term paper entitled "Countryman’s Education" is characterized as an exploratory research, which aims to study and evaluate the pedagogical practices developed with the countrymen in order to make them conscious citizens regarding organic agricultural production. The present work aims to investigate how the pedagogue, being a professional of Adults and Young Adults Education, with expertise in teaching communication, and working directly with organic producers, can contribute to the democratization of technical-scientific knowledge in agriculturaland human production. Therefore, we tried to develop teaching strategies to better understand and improve the learning of organic producers from Campo Largo Association of Organic Producers, in dealing with the land in this type of culture process, as well as the initial formation of the pedagogue in the pedagogic mediation among different kinds of knowledge. For the realization of this project, a meeting with the field workers was held as a pedagogical practice of action research, which came from listening to the farmers’ demands, record, intervention and evaluation of the impact of the orientation. The organization of agricultural and pedagogical sciences knowledge aims at training the educator of Adults and Young Adults Education, the agronomist, and the community in which the farmer is in, to search better working conditions in order to meet the objective and subjective demands of the protagonists of this process.
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- Pedagogia [410]