• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    App-relho digestório : aplicativo móvel para o ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - RUBENS MUNHOZ FILHO.pdf (8.638Mb)
    Date
    2022
    Author
    Munhoz Filho, Rubens, 1987-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ensino médio
    Aplicativos móveis
    Ensino - Recursos audiovisuais
    Aprendizagem
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: A pesquisa e desenvolvimento de novas práticas e metodologias de ensino têm sido um desafio por parte de muitos educadores. Observou-se ao longo da pesquisa que a falta de motivação para aprender pode estar associada a carência de novas formas de exposição do conteúdo em sala de aula, onde o aluno mantém-se passivo no mesmo formato clássico: professor, quadro negro e giz. Dessa forma, o ensino por meio de aplicativo móvel vem sendo uma proposta inovadora que busca atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes. Para que isso funcione é necessário que haja ensino, mas também entretenimento pedagógico, já que é possível notar a utilização das tecnologias da informação no processo de ensino e aprendizagem, provando ser um instrumento muito eficiente na construção e na consolidação do conhecimento. Os celulares e smartphones tornaram-se uma realidade para a maioria dos estudantes do ensino médio, e o desenvolvimento de um aplicativo para smartphone como uma ferramenta educacional para o ensino-aprendizado do Aparelho Digestório foi o principal objetivo desse estudo. O produto desse trabalho é o "App-relho Digestório", um aplicativo multiplataforma compatível com os sistemas Android, IOS, Mac e Windows disponível para download através do link https://app-relho-digestorio.web.app/. A aplicação apresenta conteúdo relacionado a anatomia funcional do Aparelho Digestório humano de uma forma adaptada à realidade dos estudantes do ensino médio brasileiro. Todo o material disponibilizado no aplicativo pode ser utilizado para complementar os livros didáticos e as aulas teóricas desenvolvidas pelo professor em sala. Por fim, diante dos fatores examinados, concluiu-se que o desenvolvimento de um aplicativo para smartphone possui potencial para preencher essa lacuna na educação e promover artifícios que consigam suprir a necessidade de modernizar a forma de ensino, além de conseguir cativar e reter a atenção dos alunos.
     
    Abstract: The research and development of new teaching practices and methodologies has been a challenge for many educators. It was observed throughout the research that the lack of motivation to learn may be associated with the lack of new ways of exposing content in the classroom, the student remains passive in the classic format: teacher, blackboard and chalk. In this way, teaching through a mobile application has been an innovative proposal that seeks to attract attention and arouse the interest of students. For this to work, there must be teaching, but also pedagogical entertainment, since it is possible to notice the use of information technologies in the teaching and learning process, proving to be a very efficient instrument in constructing and consolidating of knowledge. Smartphones have become a reality for most high school students, and the development of a smartphone application as an educational tool for the teaching-learning of the Digestive System was the main objective of this study. The product of this work was the "App-relho Digestório", a multiplatform application compatible with Android, IOS, Mac and Windows available for download through the link https://app-relhodigestorio. web.app/. The application presents content related to the anatomy and physiology of the human Digestive System adapted to the reality of Brazilian high school students. All material available in the application can be used to complement textbooks and theoretical classes developed by the teacher in the classroom. Finally, given the factors examined, it was concluded that the development of a smartphone application has the potential to fill this gap in education and promote strategies that can meet the need to modernize the way of teaching, in addition to being able to captivate and retain the attention of students.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79620
    Collections
    • Dissertações [65]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV