Mapeamento das pesquisas da área de ensino realizadas nos programas stricto sensu do Estado do Paraná que versam sobre o uso de tecnologias digitais na educação matemática
Resumo
Resumo: O uso de tecnologias digitais (TD) vem sendo investigado em diversos contextos educacionais, especificamente na área de Educação Matemática. Visando constatar estudos que abordam o assunto, surge esta dissertação. Nosso objetivo é mapear e identificar as teses e dissertações que versam sobre o uso de TD no contexto da Educação Matemática realizadas, nos programas de pós-graduação da Área de Ensino do estado do Paraná, a fim de apresentar um panorama destas produções, destacando os aspectos que foram mais privilegiados, as tendências e lacunas desses estudos. Desse modo, a pergunta que buscamos responder é: O que nos revelam as pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da Área de Ensino do estado do Paraná que versam sobre o uso de TD na Educação Matemática? Para respondê-la, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia o mapeamento sistemático (MS). A respeito disso, nosso MS seguiu quatro fases: planejamento, condução, descrição e portfólio bibliográfico. Inicialmente recorremos à Plataforma Sucupira para a identificação dos programas stricto sensu da Área de Ensino do estado do Paraná. Dos 18 programas identificados, selecionamos 15. Na sequência, acessamos os sites e/ou repositórios dos programas selecionados e, ao todo, encontramos 1886 trabalhos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obtivemos 79 produções consonantes com nosso objetivo de estudo, considerando o recorte temporal de janeiro de 2016 a dezembro de 2021. Tais produções foram lidas e categorizadas por meio de seis focos temáticos, a saber: desenvolvimento e reformulação de um recurso digital; ensino e aprendizagem por meio de tecnologias; objetos de aprendizagem no ensino de Matemática; pesquisas inventariantes; softwares no ensino de Matemática; tecnologias digitais e formação docente. Dessa forma, constatamos que as investigações acerca da aprendizagem dos estudantes e da formação docente, por meio da utilização de diferentes recursos tecnológicos, permearam todos os focos, configurando-se como os eixos principais de interesse dos pesquisadores. No que diz respeito às TD investigadas nos estudos, identificamos como tendência os objetos de aprendizagem e na sequência os mais privilegiados foram os softwares: GeoGebra e Scratch. Entretanto, percebemos alguns recursos pouco explorados como: mídias imersivas, inteligência artificial, pensamento computacional, redes sociais, tecnologias assistivas, dentre outros. Por fim, consideramos que o objetivo central apontado em nosso trabalho foi alcançado, uma vez que foi possível apresentar um panorama das produções mapeadas, destacando os aspectos que foram mais privilegiados e aqueles pouco explorados, que podem representar sugestões para pesquisas futuras. Abstract: The use of digital technologies (DT) has been investigated in several educational contexts, especially in the area of Mathematics Education. In order to verify the studies that address the subject, this dissertation arises. Our objective is to map and identify the thesis and dissertations that focus on the use of TD in the context of Mathematics Education in the post-graduation programs in the teaching area in the state of Paraná, in order to present an overview of these productions, highlighting the most privileged aspects, the trends and gaps in these studies. Therefore, the question we intend to answer is: What do the researches carried out in the stricto sensu programs of the Teaching Area of the state of Paraná that focus on the use of DT in Mathematics Education show us? In order to answer this question, we adopted a qualitative approach, using as methodology the systematic mapping (SM).In this regard, our MS followed four phases: planning, conduction, description and bibliographic portfolio. Firstly we resorted to Sucupira Platform to identify the stricto sensu programs in the area of Education in the state of Paraná. Out of the 18 programs identified, we selected 15. Next, we accessed the websites and/or repositories of the selected programs and, altogether, we found 1886 papers. After applying the inclusion and exclusion criteria, we obtained 79 productions in accordance with our study objective, considering the time frame from January 2016 to December 2021. These productions were read and categorized by six thematic focuses, as follows: development and reformulation of a digital resource; teaching and learning through technologies; learning objects in mathematics teaching; inventory research; software in mathematics teaching; digital technologies and teacher training. As a result, we found that investigations about student learning and teacher training through the use of different technological resources permeated all the focuses, being configured as the main areas of interest of the researchers. Regarding the DTs investigated in the studies, we identified as a trend the learning objects and in the sequence the most privileged were the software: GeoGebra and Scratch. However, we noticed some not very explored resources such as: immersive media, artificial intelligence, computational thinking, social networks, assistive technologies, among others. In conclusion, we believe that the central objective of our work was reached, since it was possible to present a panorama of the productions mapped, highlighting the aspects that were most privileged and those that were little explored, which may represent suggestions for future research.
Collections
- Dissertações [219]