• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química

    Thumbnail
    View/Open
    CANDIDO, Amanda Rederd.pdf (1.932Mb)
    Date
    2019
    Author
    Cândido, Amanda Rederd, 1991-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Química - Estudo e ensino
    Histórias em quadrinhos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : Embora existam vários estudos sobre histórias em quadrinhos (HQs), existem poucos produzidos com conceitos de química, e este trabalho apresenta uma produção de histórias em quadrinhos feito pelos próprios alunos, através de inúmeros experimentos realizados em sala de aula, que tomaram como base para a construção das eventuais histórias. Para atingir esta finalidade, o trabalho foi aplicado em turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do município de Pontal do Paraná. A aplicação foi dividida em duas etapas: na primeira fase, foram aplicados inúmeros experimentos utilizando temas variados, como por exemplo a capilaridade, reações químicas e densidade, tendo como objetivo verificar se, com a realização dos experimentos, os alunos conseguiriam produzir HQs, ajudando no desenvolvimento do raciocínio lógico e na construção do conhecimento na área de química, por meio da ludicidade. Na segunda fase, os alunos produziram histórias em quadrinhos, utilizando os mesmos conceitos dos experimentos que lhes fora aplicado. O resultado foi satisfatório, despertou-se a curiosidade e a sede de entender como e o porquê ocorrem na química, isso indicou que experimentos e HQs são boas alternativas para o ensino de química, e que a apropriação do conhecimento pode ser muito maior quando materializado, e não só ilustrado.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79394
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Química [5]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV