dc.contributor.advisor | Machado, Guilherme Sippel, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cândido, Amanda Rederd, 1991- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T16:19:07Z | |
dc.date.available | 2022-10-10T16:19:07Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79394 | |
dc.description | Orientador: Guilherme Sippel Machado | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudo do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Embora existam vários estudos sobre histórias em quadrinhos (HQs), existem poucos produzidos com conceitos de química, e este trabalho apresenta uma produção de histórias em quadrinhos feito pelos próprios alunos, através de inúmeros experimentos realizados em sala de aula, que tomaram como base para a construção das eventuais histórias. Para atingir esta finalidade, o trabalho foi aplicado em turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do município de Pontal do Paraná. A aplicação foi dividida em duas etapas: na primeira fase, foram aplicados inúmeros experimentos utilizando temas variados, como por exemplo a capilaridade, reações químicas e densidade, tendo como objetivo verificar se, com a realização dos experimentos, os alunos conseguiriam produzir HQs, ajudando no desenvolvimento do raciocínio lógico e na construção do conhecimento na área de química, por meio da ludicidade. Na segunda fase, os alunos produziram histórias em quadrinhos, utilizando os mesmos conceitos dos experimentos que lhes fora aplicado. O resultado foi satisfatório, despertou-se a curiosidade e a sede de entender como e o porquê ocorrem na química, isso indicou que experimentos e HQs são boas alternativas para o ensino de química, e que a apropriação do conhecimento pode ser muito maior quando materializado, e não só ilustrado. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.title | Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino na área de química | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |