Consciência ecológica no comportamento do consumidor catarinense
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Data
2021Autor
Oliveira, Fernanda Cabreira de, 1992-
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Resumo: Nas últimas décadas, a preocupação ambiental vem tendo influência nos hábitos e consumos dos brasileiros. Para verificar essas influências, este estudo tem por objetivo analisar a consciência ecológica de consumidores catarinenses, por meio de questionário utilizando a escala proposta por Straughan e Roberts sobre o Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (Ecologically Conscious Consumer Behavior – ECCB) e a proposta de Bertolini e Possamai). O questionário utilizou o método de amostragem por conveniência e tipicidade, definindo o público-alvo como pessoas maiores de 18 anos e residentes em Santa Catarina. Este foi divulgado em diferentes meios de comunicação online e aplicado durante o período de fevereiro a março de 2021, resultando em 234 respondentes. Os dados foram submetidos à estatística descritiva, seguida da análise de adequação da amostra, por meio dos métodos Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e esfericidade de Bartlett. Posteriormente realizou-se Análise Fatorial de Componentes Principais, teste Alfa de Cronbach e Análise de Regressão. Foi possível considerar o público-alvo desta pesquisa consciente em relação ao meio ambiente e com um potencial consumidor ecologicamente correto. Pelo método de correlação de Pearson, pode-se verificar que o marketing verde tem influência de forma moderada a positiva 54% no consumidor catarinense. Há ainda a percepção de que os produtos verdes não são vistos como estratégia de venda; que falta costume nos consumidores em ler os rótulos dos produtos; e há uma lacuna nas informações disponíveis sobre os produtos verdes. Foi possível identificar que os fatores independentes produtos, hábitos domésticos e reciclagem e reutilização explicam aproximadamente 64% da variável dependente Consciência Ecológica. Notou-se que 82% dos respondentes estão dispostos a pagar a mais por estes produtos, porém, o nível de consciência ecológica não influenciou diretamente na disposição dos respondentes a arcarem um investimento maior por produtos sustentáveis, isto significa que até mesmo alguns consumidores que não praticam costumes e hábitos mais ecológicos escolhem pagar a mais por produtos ecologicamente sustentáveis.