Análise crítica da educação física nas escolas particulares de educação infantil de Pelotas - RS
Resumo
Resumo: Monografia de conclusao do curso de pos-graduacao latu sensu especializaçao em Educaçao Fisica Escolar da UFPR, com o proposito de, partindo da amilise da efetiva participaçao da Educaçao Fisica nas escolas de educaçao infantil da iniciativa privada do bairro Centro da cidade de Pelotas - RS, construir urna pratica pedagogica que valorize as potencialidades genuinas da criança, manifestadas privilegiadamente pelo corpo. Para atingir tal objetivo, utilizou-se um referencial teorico de apoio com caracteristicas critica e historica que facilitam a compreensao dos estados atuais da educaçao escolar infantil e especificamente da Educaçao Fisica buscando relacionar tais temas com os dados obtidos na pesquisa de campo. O instrumento utilizado foi urna entrevista realizada a partir de um questionario aplicado aos diretores das instituiçoes. Pòde-se de certa forma, conc1uir de acordo com os resultados obtidos, que a Educaçao Fisica nestas escolas se encontra em fase de formaçao e ainda nao é compreendida como urna disciplina imprescindivel ao desenvolvimento do educando. Entende-se que a Educaçao Fisica escolar na fase infantil deve primar pela busca do desenvolvimento da criança e suas potencialidades e das necessidades individuais nao impondo conteudos para torna-la apta para o futuro mercado de trabalho, mas respeitando as manifestaçoes genuinamente caracteristicas da idade como o brincar e a expressao corporal
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- Educação física [7]