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dc.contributor.advisorMocrosky, Luciane Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorMartos, Gabrielapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-26T17:33:13Z
dc.date.available2022-07-26T17:33:13Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77301
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Drª. Luciane Ferreira Mocroskypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 19/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo, de cunho qualitativo, na abordagem fenomenológica, teve como meta inventariar e analisar as produções didático-pedagógicas resultantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR), elaboradas por professores de Matemática atuantes em Curitiba e Região Metropolitana, guiada pela interrogação: 'O que as produções didático-pedagógicas elaboradas pelos professores de Matemática, no movimento de formação continuada do PDE, endereçam para o ensino de Matemática?' Para responder à questão orientadora, de início buscou-se por explicitar um breve desenvolvimento histórico acerca da formação continuada de professores no Brasil, indo na direção de trazer esclarecimentos sobre o PDE-PR, com foco em seu embasamento legal e na estrutura do programa, desaguando no esboço de uma abertura para compreensão do produzir e da produção, amparada em Martin Heidegger. Na sequência, a investigação foi ao encontro do produzido pelos professores PDE, selecionando e organizando as produções didático-pedagógicas (PDP's) disponibilizadas no portal Dia a Dia Educação, no período de 2007 até 2016. Para compreender o que as produções produziam para o ensino da Matemática, foram definidas perguntas de fundo que guiaram a leitura, análise, interpretação e compreensão destas. Ao todo foram analisadas 134 (cento e trinta e quatro) PDP's que, inicialmente, estavam agrupadas de acordo com o ano PDE em que foram produzidas, intencionando desvelar tanto os destaques dos endereçamentos ao ensino em cada um destes anos, quanto esboçar um movimento nos modos de ensinar Matemática. Constatou-se como endereçamentos ao ensino "modos de orientação", "conteúdos programáticos", "aproximações entre Matemática, escola e vivência", "Perspectivas para o Ensino" e "discussões sobre formação social, cidadã e política", denominadas como categorias abertas, que foram discutidas à luz dos documentos norteadores da educação mencionados, do aporte teórico apresentado, dos programas e projetos voltados à educação que condizem com o observado e parte do desenvolvimento histórico da Educação Matemática ao longo dos anos analisados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This qualitative study, in the phenomenological approach, aimed to inventory and analyze the didactic-pedagogical productions resulting from the Educational Development Program (PDE-PR), prepared by Mathematics teachers working in Curitiba and the Metropolitan Region, guided by the question: 'What do the didacticpedagogical productions developed by Mathematics teachers, in the continuing education movement of the PDE, address for the teaching of Mathematics?' continuing education of teachers in Brazil, going in the direction of bringing clarifications about the PDE-PR, focusing on its legal basis and on the structure of the program, resulting in the outline of an opening for the understanding of product and production, supported by Martin Heidegger. Subsequently, the investigation was in line with what was produced by PDE teachers, selecting and organizing the didactic-pedagogical productions (PDP's) made available on the Dia a Dia Educação portal, from 2007 to 2016. To understand what the productions produced for teaching of Mathematics, background questions were defined that guided their reading, analysis, interpretation and understanding. Altogether, 134 (one hundred and thirty-four) PDP's were analyzed, which were initially grouped according to the PDE year in which they were produced, with the intention of revealing both the highlights of the approaches to teaching in each of these years, as well as outlining a movement in the ways of teaching mathematics. It was found as addresses to teaching "guidance modes", "program content", "approximations between Mathematics, school and experience", "teaching in perspectives" and "discussions about school culture", called open categories, which were discussed at the light of the education guiding documents mentioned, the theoretical contribution presented, the programs and projects aimed at education that are consistent with the observed and part of the historical development of Mathematics Education over the years analyzed.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCuritiba, Região Metropolitana de (PR)pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleProduções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em focopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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