Projetos de educação ambiental nas escolas da rede estadual localizadas no município de Curitiba - Paraná : sob o olhar da gestão escolar e comunidade
Resumo
Resumo : A constante degradação ambiental provocada pelo modelo de desenvolvimento predominante na atualidade motivou o surgimento da Educação Ambiental (EA), como uma estratégia política para a transformação social e enfrentamento das injustiças ambientais. O presente trabalho possui como campo de pesquisa as escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba – PR, considerados espaços privilegiados para a construção de conhecimentos e modificação de condutas individuais e coletivas em relação ao meio ambiente. O conjunto de escolas analisadas corresponde a uma parcela do grupo participante da primeira etapa de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS) dos Setores de Educação, Litoral e Palotina da Universidade Federal do Paraná. Buscou-se analisar como são desenvolvidos os programas, projetos e ações pedagógicas de EA nas escolas participantes, na perspectiva das dimensões gestão e comunidade da EA, a partir da (1) identificação, com instrumento de coleta de dados construído coletivamente, dos programas, projetos e ações pedagógicas de EA nas escolas estaduais do município de Curitiba – PR; e (2) análise e discussão sobre quais aspectos da gestão escolar e comunidade são contemplados nos projetos, programas e ações pedagógicas da EA nas escolas participantes. Para o alcance desses objetivos, o estudo se estruturou nas seguintes etapas: a) construção coletiva de um instrumento, em forma de questionário online, para a descrição de programas, projetos e ações pedagógicas de Educação Ambiental; b) validação do instrumento; c) compartilhamento através do e-mail com as escolas participantes da primeira fase; d) análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados obtidos foram analisados à luz de teóricos do campo da Educação Ambiental com foco na gestão escolar e comunidade do entorno escolar. Como base para a discussão foram utilizadas as dimensões contextuais da Teoria da Atuação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016), sendo consideradas dimensões contextos situados (e sua relação com a dimensão gestão) e contextos externos (e sua relação com a dimensão comunidade). Foi observado, dessa forma, o envolvimento da gestão nos projetos de EA analisados, elemento essencial para a construção da gestão democrática nas escolas, assim como a participação da comunidade escolar. Foram relatadas, ainda, dificuldades relativas à carência de recursos financeiros e humanos. Por fim, observou-se como fraca a participação da comunidade do entorno nos projetos de EA nas escolas, o que pode ser considerado um desafio às instituições para o desenvolvimento de EA e a implementação de políticas. Considera-se, dessa maneira, que ainda devem ser empregados esforços para a participação da comunidade do entorno nas iniciativas escolares de EA, mas existem potencialidades relacionadas à participação da comunidade escolar, sobretudo os estudantes e, ainda, o envolvimento da equipe gestora. A partir dessa avaliação, pode se evidenciar o papel dos atores escolares na construção da gestão democrática e o papel da escola no envolvimento da comunidade do entorno nos projetos que permitem essa construção.
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