Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Melise de Limapt_BR
dc.contributor.authorJoly, Virgínia, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T17:37:36Z
dc.date.available2022-06-21T17:37:36Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76520
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Melise de Lima Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 95-101pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Economia Compartilhada é uma tendência mundial que consiste na troca e no compartilhamento, gerando o consumo consciente de produtos e serviços. A motivação tem relação direta com o desejo e a necessidade do indivíduo e o leva a tomar determinada ação, sendo assim, a motivação é uma das variações que mais nos auxilia a entender o turista, visto que possui maior impacto por trás de todo o comportamento dele. A Worldpackers é uma plataforma de Economia Compartilhada que tem como ideia principal proporcionar viagens mais acessíveis baseada na colaboração e na troca de habilidades por hospedagem. O objetivo geral deste trabalho é avaliar as motivações, as atitudes, as intenções e a satisfação dos voluntários ao usarem a plataforma de Economia Compartilhada do Worldpackers. Para isso, tem-se os seguintes objetivos específicos: a) Apresentar as características dos voluntários do Worldpackers; b) Identificar o tipo de experiência de voluntariado no Worldpackers; c) Avaliar quais são os principais fatores que influenciam a realização de voluntariado no Worldpackers; d) Elaborar um plano de marketing digital para atrair novos voluntários. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra foi selecionada de forma não probabilística e por conveniência através de um questionário disponibilizado nas comunidades do Worldpackers nas redes sociais. Os resultados da pesquisa apontam que a maioria dos respondentes são mulheres, entre 18 e 35 anos, o maior fator de motivação é o sócio-hedônico, concluindo também que ser voluntário é uma coisa positiva. Apesar do nível de satisfação ser mediano, a maioria dos respondentes pretendem ser voluntários novamente no futuro. Além disso, foi identificado que há um número baixo de voluntários da 3ª idade na plataforma. Portanto, foi elaborado um Plano de Marketing Digital para o Worldpackers utilizarem como estratégia para o posicionamento da marca para o público-alvo de idosos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Shared Economy is a global trend that consists of exchange and sharing, generating conscious consumption of products and services. Motivation is directly related to the individual's desire and need and leads them to take a certain action. Therefore, motivation is one of the variations that most helps us to understand the tourist, as it has the greatest impact behind all the behavior. his. Worldpackers is a Shared Economy platform whose main idea is to provide more affordable travel based on collaboration and the exchange of skills for accommodation. The overall objective of this paper is to assess the motivations, attitudes, intentions and satisfaction of volunteers when using the Worldpackers Shared Economy platform. For that, there are the following specific objectives: a) To present the characteristics of the Worldpackers volunteers; b) Identify the type of volunteer experience at Worldpackers; c) Assess which are the main factors influencing volunteering at Worldpackers; d) Develop a digital marketing plan to attract new volunteers. The research is characterized as exploratory, descriptive and with a qualitative and quantitative approach. The sample was selected in a non-probabilistic way and for convenience through a questionnaire made available in the Worldpackers communities on social networks. The survey results show that most respondents are women, between 18 and 35 years old, the biggest motivating factor is the socio-hedonic one, concluding also that being a volunteer is a positive thing. Despite the average level of satisfaction, most respondents intend to volunteer again in the future. Furthermore, it was identified that there is a low number of elderly volunteers on the platform. Therefore, a Digital Marking Plan was prepared for Worldpackers to use as a strategy for brand positioning for the elderly target audience.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectSistemas de recuperação da informação - Tecnologiapt_BR
dc.titleEconomia compartilhada e o turismo : elaboração de uma plano de marketing digital para a plataforma Worldpackerspt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples