• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação financeira no 6° ano do ensino fundamental : proposta e análise de uma sequência didática sob a perspectiva da teoria das situações didáticas

    Thumbnail
    View/Open
    R-G-CAROLINE ARANAO PASSOS.pdf (1.252Mb)
    Date
    2022
    Author
    Passos, Caroline Aranão, 1999-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Didatica - Estudo e ensino
    Matemática - Didatica
    Aprendizagem - Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : o presente trabalho consiste na concepção, análise e experimentação de uma sequência didática, que envolve a temática Números na disciplina de Matemática no 6° ano do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar as possibilidades de articulação entre a Educação Financeira e o conteúdo de operações com Números Naturais, por meio de uma sequência didática elaborada sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e subsidiada pelo Livro do Aluno de Educação Financeira do 6º ano, do Programa de Educação Financeira nas Escolas, iniciativa da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Para isso, utilizando-se da Engenharia Didática como suporte metodológico, elaborou-se uma sequência didática, e realizou-se a análise a priori, descrevendo os possíveis caminhos esperados para a sequência didática. Após a análise, experimentou-se a sequência em sala de aula e, em seguida, foi feita a análise a posteriori das situações presenciadas durante a experimentação e analisadas nas gravações registradas por meio de vídeo, buscando identificar a ocorrência das fases da TSD, e a aprendizagem dos conceitos de educação financeira. A sequência didática demonstrou potencial no sentido de articular os conceitos de educação financeira ao conteúdo de operações com os Números Naturais. Verificou-se também que a sequência didática elaborada com base na TSD é capaz de fortalecer o desenvolvimento autônomo do aluno. Porém, para que isso ocorra, é necessário que ele consiga, a partir do que foi planejado pelo professor, modificar seus conhecimentos em busca de novos saberes. Apesar disso, é perceptível a dependência que os alunos têm da validação de suas respostas pelos professores.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76312
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [11]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV