Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
Date
2021Author
Costa, Leoni Ventura, 1997-
Metadata
Show full item recordSubject
Livro didáticoEnsino
Biologia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo : As Metodologias Ativas possuem como premissa possibilitar aos estudantes que sejam protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem. Com a mudança do ensino médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as metodologias devem estar presentes no ensino médio a partir do ano de 2021. Levando em consideração que o Livro didático é o principal instrumento de ensino utilizado por professores, o objetivo deste trabalho é compreender como as abordagens de Metodologias Ativas estão presentes em livros didáticos de Ciências da Natureza do novo ensino médio, em fase de avaliação no PNLD de 2021. Tratase de uma pesquisa qualitativa com elementos da pesquisa descritiva documental. Os dados foram coletados através de análises de livros didáticos previamente selecionados que foram submetidos à dez critérios de análise. Após analisar os livros didáticos disponíveis on-line, constata-se que a principal metodologia utilizada é a Aprendizagem Baseada em Projetos, acompanhada de forma secundária pelas metodologias da Aprendizagem Baseada em Problemas e a investigação. Percebese também a utilização de temas cotidianos e relacionados a problemáticas sociais como forma de integrar as Ciências da Natureza com a realidade do estudante.
Collections
- Licenciatura [65]