Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVenturi, Tiagopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Leoni Ventura, 1997-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T13:53:03Z
dc.date.available2022-04-04T13:53:03Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74793
dc.descriptionOrientador: Tiago Ventuript_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As Metodologias Ativas possuem como premissa possibilitar aos estudantes que sejam protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem. Com a mudança do ensino médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as metodologias devem estar presentes no ensino médio a partir do ano de 2021. Levando em consideração que o Livro didático é o principal instrumento de ensino utilizado por professores, o objetivo deste trabalho é compreender como as abordagens de Metodologias Ativas estão presentes em livros didáticos de Ciências da Natureza do novo ensino médio, em fase de avaliação no PNLD de 2021. Tratase de uma pesquisa qualitativa com elementos da pesquisa descritiva documental. Os dados foram coletados através de análises de livros didáticos previamente selecionados que foram submetidos à dez critérios de análise. Após analisar os livros didáticos disponíveis on-line, constata-se que a principal metodologia utilizada é a Aprendizagem Baseada em Projetos, acompanhada de forma secundária pelas metodologias da Aprendizagem Baseada em Problemas e a investigação. Percebese também a utilização de temas cotidianos e relacionados a problemáticas sociais como forma de integrar as Ciências da Natureza com a realidade do estudante.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples