• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - PAULO JUNIOR MORAES AMORIM.pdf (2.428Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Amorim, Paulo Junior Moraes, 1993-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A utilização da Natureza da Ciência (NdC) e Controvérsias Sociocientíficas (CSC) no Ensino de Ciências podem contribuir para a promoção de uma visão de ciências que contemple todos os aspectos relativos à construção desta, desde a sua característica coletiva e humana, até aquelas relacionadas aos contextos que a influenciam. Tendo por base este entendimento, o presente trabalho tem por objetivo analisar o estado do conhecimento sobre as temáticas NdC e CSC nos periódicos nacionais de Ensino de Ciências. Para tanto, foram mapeadas as publicações sobre a temática, analisadas suas tendências e suas abordagens em pesquisas relacionadas ao tema. Nosso objeto, portanto, corresponde aos periódicos nacionais na área de Ensino em Ciências de qualis A1, A2, B1 e B2, sendo que o período considerado corresponde à primeira publicação de cada revista até o ano de 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa-quantitativa, na qual foi utilizado como caminho metodológico o estado do conhecimento, para análise empregou-se análise textual discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007). Nos resultados, fica evidente que por mais que tenham crescido pesquisas na área nos últimos anos, ainda se apresenta tímida no contexto brasileiro. Também pode-se notar que o enfoque NdC e o uso metodológico das CSC, em sua maior parte, estão concentradas nas graduações, pouco se tem discutido e/ou aplicado essas abordagens na educação básica. Embora, tenham sido encontrados trabalhos que tinham como objetivo promover formações para professores do ensino básico, isso se mostrou pouco frequente, acarretando pouco impacto nas ações didáticas desses docentes. Dessa forma, é notório o quanto as abordagens NdC e CSC são importantes na área do Ensino de Ciências, também nota-se uma potencialidade em trabalhar esses enfoques juntos, convergindo para um mesmo caminho, ou seja, formar cidadãos críticos, de modo que compreendam as atividades científicas e os contextos que as influenciam.
     
    Abstract: The use of the Nature of Science (NOS) and Socioscientific Issues (SSI) in Science Teaching can contribute to the promotion of a vision of science that includes all aspects related to its construction, from its collective and human characteristic, to those related to the contexts that influence it. Based on this understanding, this paper aims to analyze the state of knowledge on NOS and SSI themes in national journal son Science Education. The refore, we seek to map what has been published on the subject, as well as to analyze trends and approaches in research related to the subject. Our object, therefore, corresponds to national journals in the area of Teaching and Education in Sciences of qualis A1, A2, B1 and B2, and the period considered corresponds to the first publication of each journal until the year two thousand and nineteen (2019). The research is of a specific nature qualitative quantitative,in which the state of knowledge was used as a methodological path, for analysis we used discursive textual analysis, by Moraes and Galiazzi (2007). In theresults, it is evident the growth of research in the area in recent years, however it isstill shy in the Brazilian context. It can also be noted that the NOS approach and the methodological use of SSI, for the most part, are concentrated in university education, little has been discussed and/or applied in basic education. Although,studies were found that aimed to promote teacher training, this proved to beinfrequent, causing little impact on the didactic actions of these teachers. It is notorious how important NOS and SSI are in the field of Science Teaching, there is also a potential to work these approaches together, converging on the same path, that is, to develop critical thinkers, so that they need to understand how contexts influences the scientific activities.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74419
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV