dc.contributor.advisor | Schneider, Gabriela, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Silmara Alves Neto dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T11:46:06Z | |
dc.date.available | 2022-04-07T11:46:06Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74340 | |
dc.description | Orientador : Profa Dra Gabriela Schneider | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências p.32-34 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho é pautado no tema qualidade na educação, especificamente na infraestrutura das instituições de ensino de São José dos Pinhais, para tanto se realizou uma análise sobre estudos correlacionados a esse tema, com o objetivo de buscar definições sobre o mesmo e quais critérios essas análises buscavam enfatizar para delimitá-lo, visto a amplitude do tema. A busca por estudos sobre infraestrutura não é vasta, pois ao pesquisar qualidade na educação, outros fatores são elencados ao tema. Tendo este, o foco principal na análise da infraestrutura das instituições de ensino do município de São José dos Pinhais, utilizando como base de dados o Censo Escolar 2017, no qual se realizou uma delimitação de elementos importantes e pertinentes, em categorias, voltados para a infraestrutura das instituições de ensino. Essa pesquisa, mesmo apresentando uma amplitude reduzida, pois seleciona somente um município, traz importantes indagações com relação à qualidade ofertada nas instituições de ensino de um mesmo município no que tange à infraestrutura. Os resultados sugerem ofertas díspares mesmo dentro de uma mesma rede de ensino, com destaque para a situação mais precária das escolas rurais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This work is based on the theme of quality in education, specifically in the infrastructure of the educational institutions of São José dos Pinhais. Carried out an analysis of studies correlated to this theme, with the objective of finding definitions about the same and which criteria these analyzes sought to emphasize to delimit it, given the breadth of the theme. The search for infrastructure studies is not vast, because when researching quality in education, other factors are listed to the theme. Taking this into consideration, the main focus is the analysis of the infrastructure of the institutions of municipality of São José dos Pinhais, using the 2017 School Census as Database, in which a delimitation of important elements was carried out and relevant, in categories, focused on the infrastructure of educational institutions. This research, even with a reduced amplitude, only one municipality, brings important inquiries regarding the quality offered in the educational institutions of the same municipality with regard to infrastructure. The results suggest disparate offers even within the same teaching network, with highlights to the more precarious situation of rural schools. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (34 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas - Administração | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Condições materiais e estruturais das instituições educacionais : uma análise do município de São José dos Pinhais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |