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dc.contributor.advisorLorenzetti, Leonir, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Alinne Pereira de, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherJoucoski, Emerson, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T14:03:01Z
dc.date.available2022-05-03T14:03:01Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74250
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzettipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Emerson Joucoskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 27/10/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 149-161pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos anos, a preocupação sobre a temática da formação inicial de professores tem sido debatida por vários pesquisadores em congressos, pesquisas e em políticas públicas para a educação. Esses debates circundam em torno da complexidade do cenário que se encontra a educação brasileira, e que as possíveis soluções não resultam, somente, de alterações nos programas de formação de professores, mas também de elementos inovadores que efetivamente permitam resolver e encaminhar os constantes desafios que se apresentam nessa área. Também sinalizam que são escassos estudos que focam atenção às novas alternativas possíveis para a formação docente, apontam lacunas com relação aos estudos sobre paradigmas inovadores que vêm sendo desenvolvidos na educação superior e que muito contribuem oferecendo aportes para que outras instituições repensem seus currículos formativos. Nesta direção, apresenta-se o curso de Licenciatura em Ciências, do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná, que desde sua implementação tem se destacado por uma proposta curricular pedagógica inovadora no contexto do ensino superior brasileiro. A construção do Projeto Pedagógico de Curso, desde o início, esteve pautada nos princípios da contextualização, a construção interdisciplinar do saber, desenvolvimento da autonomia, criticidade e humanização dos futuros professores. Portanto, essa pesquisa analisa a formação que vem sendo desenvolvida no referido curso de Licenciatura, examinando seus reflexos na prática pedagógica dos professores egressos que atuam no litoral paranaense. Para tanto, este estudo caracterizou-se metodologicamente como de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, utilizando como técnicas de coleta de dados a análise documental com base no Projeto Pedagógico do Curso e entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com oito professores egressos. Para a análise dos dados constituídos foram utilizados os procedimentos da Análise Textual Discursiva. As categorias estabelecidas a priori foram: Contextualização, Interdisciplinaridade, Dialogicidade, Autonomia, Formação Crítica, Encaminhamento Didático e Avaliação. Evidencia-se que as categorias estão presentes no Projeto Pedagógico do Curso, assim como nas ações dos entrevistados. Ao olhar para o PPC, as categorias contextualização, a interdisciplinaridade e a dialogicidade ganharam destaque em suas ocorrências. Com relação ao discurso dos professores egressos, as categorias que mais ganharam visibilidade foram a formação crítica, encaminhamento didático e a dialogicidade. A partir do movimento de investigação desenvolvido, foi possível perceber que os elementos inovadores que o curso tem procurado consolidar na formação dos seus discentes, mesmo que de forma tímida e com bastantes desafios, tem se disseminado na prática docente dos egressos, estejam eles atuando na área do ensino de Ciências ou em outra área de conhecimento abordada no currículo da educação básica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the last years, the concern about the theme of initial teacher education has been debated by several researchers in congresses, research and in public policies for education. These debates revolve around the complexity of the scenario that Brazilian education is in, and that the possible solutions result not only from changes in teacher training programs, but also from innovative elements that effectively allow for solving and addressing the constant challenges that present themselves in this area. They also indicate that there are few studies that focus attention on new possible alternatives for teacher education, pointing out gaps in relation to studies on innovative paradigms that have been developed in higher education and that contribute a lot by offering contributions for other institutions to rethink their training curricula. In this direction, we present the Licentiate Degree in Sciences, in the Coastal Sector, at the Federal University of Paraná, which since its implementation has stood out for an innovative pedagogical curriculum proposal in the context of Brazilian higher education. The construction of the Pedagogical Course Project, from the beginning, was based on the principles of contextualization, the interdisciplinary construction of knowledge, development of autonomy, criticality and humanization of future teachers. Therefore, this research analyzes the training that has been developed in the aforementioned Licentiate course, examining its effects on the pedagogical practice of graduate teachers who work on the coast of Paraná. Therefore, this study was methodologically characterized as qualitative, exploratory and descriptive, using document analysis as data collection techniques based on the Pedagogical Course Project and semi-structured interviews developed with eight graduate teachers. For the analysis of the constituted data, the Discursive Textual Analysis procedures were used. The categories established a priori were: Contextualization, Interdisciplinarity, Dialogic, Autonomy, Critical Formation, Didactic Guidance and Evaluation. It is evident that the categories are present in the Pedagogical Project of the Course, as well as in the actions of the interviewees. When looking at the PPC, the categories contextualization, interdisciplinarity and dialogicity gained prominence in their occurrences. Regarding the discourse of the graduated professors, the categories that gained more visibility were critical education, didactic guidance and dialogicity. From the research movement developed, it was possible to see that the innovative elements that the course has sought to consolidate in the training of its students, even if in a timid way and with many challenges, have been disseminated in the alumni's student practice, whether they are working in the area of science teaching or in another area of knowledge addressed in the curriculum of basic education.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (233 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de cienciapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleElementos inovadores do PPC de licenciatura em ciências da UFPR Litoral e sua relação com a prática docente dos egressospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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