Ações educacionais estratégicas para otimização do tratamento medicamentoso de usuários com baixo nível de instrução atendidos em uma USF em Ponta Grossa/PR
Abstract
Resumo: É sabido o quão grave é o entrave nos tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis, independente de qual seja o empecilho. No trabalho em questão, abordamos a dificuldade no tratamento de pacientes com baixo nível de instrução, com enfoque específico no analfabetismo, empecilho este, que acomete uma parte considerável da população mais vulnerável e de baixa condição social, sendo frequentemente o público que utiliza os serviços na unidade básica de saúde no dia a dia. Utilizamos de um material físico, auxiliando na divisão e explicação de forma mais didática, a forma de tomada das medicações e a sua separação nos períodos do dia. Para avaliação de um resultado significativo, solicitamos exames no início da mudança no tratamento e após a adequação das medicações, utilizando nossas caixas divisórias. Como resultado, observou-se uma melhora considerável, na maioria dos pacientes que aderiram a solução proposta. Ainda não conseguimos um resultado em grande escala, devido ao empecilho causado pela pandemia no ano de 2020, nos impossibilitando de atividades educativas, que potenciariam o nosso trabalho. Conclui-se, no entanto, que esse tipo de intervenção é benéfico, altera o curso da doença, e consequentemente, evitamos agravos crônicos no futuro, diminuindo a mortalidade por essas causas e aumentando a expectativa de vida da população mais vulnerável.
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- Atenção Básica [354]