dc.contributor.advisor | Lisbôa, Eliana Santana, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Paola Freitas de, 1998- | pt_BR |
dc.contributor.other | Kozera, Carina, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T13:42:35Z | |
dc.date.available | 2022-03-14T13:42:35Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/73977 | |
dc.description | Orientadora : Eliana Santana Lisbôa | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Carina Kozera | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Por muitas vezes, o ensino de Biologia, mais especificamente na área da Botânica, é trabalhado de maneira pouco significativa com os alunos, podendo causar prejuízos na aprendizagem. Isso se deve ao fato de que alunos e professores acreditam que os termos da Botânica são complexos, relacionando-os apenas para fins paisagísticos. Devido a isso, a exposição de conteúdos pelo professor se torna apenas descritiva, não utilizando em aula materiais didáticos e metodologias que despertem a curiosidade dos alunos pelo tema. Portanto, o presente trabalho tem como finalidade desenvolver e validar uma Sequência Didática Online, baseada na estratégia Hands-On-Tec, para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem acerca da reprodução e dispersão do Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze). A Sequência Didática Online foi desenvolvida e disponibilizada na plataforma Hands-On-Tec sob os pressupostos da mesma e ancorada pela estratégia m-learning. Como aporte o estudo tem início com a abordagem ao ensino de Ciências Biológicas e ensino de Botânica, centrando sua atenção em caracterizar a Araucaria angustifolia, uma espécie que pertence ao grupo das Gimnospermas. Em seguida é apresentado o tema "metodologias ativas", com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas. Completam a revisão de literatura, uma abordagem ao conceito de Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, com enfoque à Sequência Didática Online e a plataforma Hands-On-Tec. Em termos metodológicos, o estudo qualitativo foi baseado na Design-Based Research (DBR), ou seja, a metodologia do desenvolvimento. O instrumento para recolha de dados utilizado foi um questionário tipo survey, o qual foi aplicado aos professores formados na área das Ciências Biológicas, a fim de obter a validação dessa Sequência Didática Online. Como técnica de análise de dados, utilizou-se da análise exploratória descritiva (questões fechadas do questionário) e análise do conteúdo (questões abertas do questionário). A partir da análise de dados, pode-se perceber que os conteúdos e materiais auxiliam os professores na contextualização do tema, sendo importante a utilização de recursos didáticos online em sala de aula para um melhor ensino e aprendizagem. Também se observou a importância da Sequência Didática Online para o aprendizado dos alunos sobre o tema do Pinheiro-do-Paraná, podendo ser potencialmente aplicada na educação básica e superior, visando uma aprendizagem significativa dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da educaçao | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Botânica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Construção de uma sequência didática online sobre a reprodução e dispersão do Pinheiro-do-Paraná (Araucaria Angustifolia (Bertol.) KUNTZE) | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |