Gestão de pessoas : uma análise descritiva employee experience em empresas júniores
Resumo
Resumo : As relações empresariais são realizadas por humanos servindo outros humanos.
Esta interação faz parte de valores e sentimentos que podem contribuir para além de uma organização, estendendo-se ao mundo. Desta forma, faz-se necessário analisar a Gestão de Recursos Humanos (GRH) de organizações sob a percepção de seus funcionários. Dentre os modelos de análise de GRH está o Employee Experience (EX) que é um conceito que surgiu na Era da Informação. Neste sentido, este trabalho analisou a GRH de Empresas Juniores (EJS) por meio do EX sob a percepção dos seus funcionários. Dentre as ações do método de pesquisa, utilizouse levantamento do tipo survey para Empresas Juniores, cujas participantes estão presentes em cinco estados brasileiros. Com base nos 17 aspectos que juntos compõem o Employee Experience Score (EXS), foi elaborado um questionário que foi respondido por 10 EJS de diferentes regiões do país. Os resultados mostram, que apesar do conceito não ser muito difundido dentro das empresas, noventa por cento das EJS respondentes tiveram uma boa pontuação em relação ao Employee Experience. Além disso, através das análises realizadas, as empresas foram muito bem classificadas até em comparação com organizações globais. A plataforma de instrumento deste trabalho foi embasada em estratégias e pesquisas de autoria de Jacob Morgan, futurista de destaque nos EUA.