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    Modelo de governança de dados em uma plataforma de pagamentos digitais

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    R - D - CASSIO DE ARAUJO SILVA.pdf (2.604Mb)
    Date
    2021
    Author
    Silva, Cassio de Araujo
    Metadata
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    Subject
    Bancos - Serviços ao cliente
    Banco de dados - Gerencia
    Banco de dados - Medidas de segurança
    Governança corporativa
    Administração de Empresas
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: A digitalização dos serviços bancários através das fintechs já era realidade antes da pandemia, mas com o distanciamento social gerado pela pandemia esse processo foi acelerado pelas empresas. Nesse cenário de digitalização, o dado desempenha um papel chave e se consolida como um dos ativos estratégicos mais importantes. Diante disso, este trabalho propõe um modelo de governança de dados constituído por pessoas, processos e tecnologia que gerencia o ciclo de vida completo dos dados possibilitando qualidade, confidencialidade e disponibilidade da informação. O modelo agrega valor aos dados, gera independência do usuário de negócio na descoberta das informações, entregando informações mais assertivas consequentemente criando confiança do tomador de decisão. Além disso, proporciona criação de modelos de negócios mais inteligentes através de integrações inteligentes gerando produtos ou serviços mais inteligente ao usuário final garantindo inclusão financeira que possibilita inclusive aumento de renda as camadas menos favorecidas da população.
     
    Abstract: The digitalization of banking services through fintech was already a reality before the pandemic, but with the social distance generated by the pandemic, this process was accelerated by companies. In this digitization scenario, data plays a key role and is consolidated as one of the most important strategic assets. Therefore, this work proposes a data governance model consisting of people, processes, and technology that manages the complete life cycle of data, enabling quality, confidentiality, and availability of information. The model adds value to the data, generates independence for the business user in discovering information, delivering more assertive information, and consequently creating confidence for the decisionmaker. In addition, it provides the creation of smarter business models through intelligent integrations, generating more intelligent products or services to the enduser, guaranteeing financial inclusion that even enables an increase in income for the less favored layers of the population.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73532
    Collections
    • Dissertações [19]

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