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dc.contributor.advisorWildauer, Egon Walter, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cassio de Araujopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisãopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-25T15:12:34Z
dc.date.available2022-02-25T15:12:34Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73532
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 07/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 73-79pt_BR
dc.description.abstractResumo: A digitalização dos serviços bancários através das fintechs já era realidade antes da pandemia, mas com o distanciamento social gerado pela pandemia esse processo foi acelerado pelas empresas. Nesse cenário de digitalização, o dado desempenha um papel chave e se consolida como um dos ativos estratégicos mais importantes. Diante disso, este trabalho propõe um modelo de governança de dados constituído por pessoas, processos e tecnologia que gerencia o ciclo de vida completo dos dados possibilitando qualidade, confidencialidade e disponibilidade da informação. O modelo agrega valor aos dados, gera independência do usuário de negócio na descoberta das informações, entregando informações mais assertivas consequentemente criando confiança do tomador de decisão. Além disso, proporciona criação de modelos de negócios mais inteligentes através de integrações inteligentes gerando produtos ou serviços mais inteligente ao usuário final garantindo inclusão financeira que possibilita inclusive aumento de renda as camadas menos favorecidas da população.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The digitalization of banking services through fintech was already a reality before the pandemic, but with the social distance generated by the pandemic, this process was accelerated by companies. In this digitization scenario, data plays a key role and is consolidated as one of the most important strategic assets. Therefore, this work proposes a data governance model consisting of people, processes, and technology that manages the complete life cycle of data, enabling quality, confidentiality, and availability of information. The model adds value to the data, generates independence for the business user in discovering information, delivering more assertive information, and consequently creating confidence for the decisionmaker. In addition, it provides the creation of smarter business models through intelligent integrations, generating more intelligent products or services to the enduser, guaranteeing financial inclusion that even enables an increase in income for the less favored layers of the population.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (86 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBancos - Serviços ao clientept_BR
dc.subjectBanco de dados - Gerenciapt_BR
dc.subjectBanco de dados - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectAdministração de Empresaspt_BR
dc.titleModelo de governança de dados em uma plataforma de pagamentos digitaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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