Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias Junior, Lauro Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorBorsato, Giovanni de Oliveira, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherSakae, George Hideki, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-18T18:35:54Z
dc.date.available2022-04-18T18:35:54Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73450
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Lauro Camargo Dias Júniorpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. George Hideki Sakaept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 19/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Na literatura são descritas diferentes metodologias de ensino para despertar no aluno a curiosidade, motivação e o pensamento crítico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Dentre esses métodos destaca-se o método cooperativo Jigsaw como uma alternativa para o ensino de Química. Considerando tal fato esse trabalho propõe a aplicação desse método para analisar o uso da temática Nanociência e Nanotecnologia a fim de contextualizar o ensino do conteúdo de Coloides em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Analisando-se os dados coletados por meio de questionários concluiu-se que os alunos avaliaram positivamente o método aplicado. Além disso observou-se uma maior compreensão do tema em comparação com o método tradicional de ensino (mesmo tendo sido o método aplicado de forma remota).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In literature different teaching methodologies are described to awaken the student's curiosity, motivation, and critical thinking, making the classes more attractive and interesting. Among these methodologies the Jigsaw cooperative method stands out as an alternative for teaching Chemistry. Considering such a fact this work applies this method in order to verify the contributions of Nanoscience and Nanotechnology in order to contextualize the teaching of Colloids content in the third year of high school. By analysing the data collected through questionnaires it was concluded that the students positively evaluated the applied method. Moreover, it was observed a greater comprehension of the contents in comparison with the traditional teaching method (even though the method was virtually applied).pt_BR
dc.format.extent1 recurso eletronico : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectColoidespt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleUtilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloidespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples