• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem

    Thumbnail
    View/Open
    R - T - DAYANE BATTIST.pdf (34.59Mb)
    Date
    2020
    Author
    Battisti, Dayane
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Instrumentos musicais - Estudo e ensino
    Musica - Aspectos sociais
    Música
    Ensino superior
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese Digital
    Abstract
    Resumo: A presente tese tem como tema o processo de construção da aprendizagem musical no ensino coletivo de instrumentos musicais (ECIM) no ensino superior. O objetivo principal foi identificar os elementos desse processo a partir da percepção e prática de professores de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Paraná. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o ECIM, apresentando aspectos históricos e pedagógicos, seguida de um levantamento de teses e dissertações brasileiras sobre o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas, sopro, cordas dedilhadas, teclado, percussão, orquestras e outras formações instrumentais. O referencial teórico utilizado partiu de uma visão socioconstrutivista para compreender o processo de construção da aprendizagem musical e, a partir das ideias de Jackie Wiggins, foram definidos dez elementos desse processo que também foram utilizados como categorias de análise para discutir os dados coletados: (1) compreensão de conceitos musicais; (2) consciência dos objetivos; (3) experiência da "vida real"; (4) processo holístico, contextual e não necessariamente sequencial; (5) agência musical; (6) vulnerabilidade; (7) ambiente seguro e acolhedor; (8) iniciativa e engajamento ativo e atento; (9) processo social; e (10) resolução de problemas. A coleta de dados compreendeu duas fases: na primeira foi realizado um survey com professores de ECIM de IES do Paraná e a partir das respostas do questionário, foram selecionados dois professores para realização de um estudo de casos cujos dados foram coletados por meio de entrevistas e observação de aulas. Como resultados, foram identificados exemplos de cada um dos dez elementos das categorias de análise definidos a priori, nos dados coletados durante as duas fases da pesquisa, tornando possível visualizar como essas situações de aprendizagem são vislumbradas na prática e propondo reflexões sobre estratégias dos professores para potencializar a aprendizagem dos estudantes a partir da consideração de cada um desses elementos do processo de construção da aprendizagem. A resolução de problemas é apontada como estratégia didática capaz de envolver todos os elementos citados, pois, ao resolver problemas, os estudantes se engajam de forma ativa e atenta, em experiências holísticas, reais, contextuais e nem sempre sequenciais, tendo consciência dos objetivos, equilibrando vulnerabilidade e agência em um ambiente seguro e acolhedor, e interagindo socialmente com seus pares enquanto constroem sua compreensão de conceitos musicais.
     
    Abstract: This thesis addresses the process of constructing musical understanding in instrumental classroom in higher education. The main goal was to identify the elements of this process from the perception and practice of teachers from Higher Education Institutions in the state of Paraná. Therefore, a literature review on instrumental classroom was carried out, presenting historical and pedagogical aspects, followed by a survey of Brazilian theses and dissertations about instrumental classrooms of bowed string, wind, plucked strings, keyboard, percussion, orchestras and other ensembles. Theoretical framework was built upon a social constructivist view of learning, seeking to explain the process of constructing musical understanding and, based on Jackie Wiggins' ideas, ten elements of this process were defined, and this elements were also used as categories of analysis to discuss the data collected: (1) conceptual understanding in music; (2) knowing the goal; (3) "real life" experience; (4) holistic, contextual and not necessarily sequential; (5) musical agency; (6) vulnerability; (7) safe and supportive environment; (8) initiative and mindful, active engagement; (9) social process; and (10) problem solving. Data collection comprised two phases: in the first one, a survey was conducted with instrumental classroom teachers from universities in Paraná. From the survey answers, two teachers were selected to participate in a case study and the data was collected through interviews and class observations. In the results, examples of each of these elements were identified in the data collected during the two phases of the research, making it possible to visualize how these learning situations might look like in practice and proposing reflections on teachers' strategies to enhance the students' learning from consideration of each of these elements of the construction of understanding process. Problem solving is pointed out as a didactic strategy capable of involving all the elements mentioned, because when solving problems, students engage actively and mindful, in holistic, real, contextual and not necessarily sequential experiences, being aware of the goals, balancing vulnerability and agency in a safe and supportive environment, and socially interacting with peers while constructing their understanding of musical
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73370
    Collections
    • Teses [33]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV