A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
Resumo
Resumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse sentido, tem o olhar voltado a esses sujeitos e às questões do trabalho, da cultura, do conhecimento e das lutas sociais das camponesas e camponeses; questões de classe, de conflitos no campo, entre lógicas de agricultura, direcionadas à construção de outra sociedade. Seu ponto de início, portanto, são as práticas socioculturais locais, comunitárias. Este trabalho, objetivou pesquisar quais relações podem ser estabelecidas entre os saberes camponeses e os saberes escolares no ensino da Matemática, a partir das práticas utilizadas na produção artesanal da erva-mate no município de São Mateus do Sul (PR). Para tanto, foram entrevistados, na perspectiva da História Oral em sua vertente temática, dois camponeses que trabalham na produção da erva-mate. Em seguida reuniu-se as vozes desses camponeses com as vozes dos autores que subsidiaram teoricamente este trabalho em uma roda de chimarrão, na qual as prosas mostraram a necessidade do diálogo de saberes, na perspectiva da ecologia dos saberes, na construção de uma consciência crítica, a fim de decolonizar essa ciência, tida como universal e que, de maneira hegemônica, desumaniza e nega, na escola, a cultura local. É nesse sentido que cabe destacar a importância de, na Educação Básica e especialmente na Educação do Campo, trabalhar a partir dos saberes contidos nas práticas socioculturais locais, buscando estabelecer relações com os saberes escolares. Abstract: Rural Education was forged from social movements, in the struggle for rights to education at all levels of education, based on the subject's need to live and study in the countryside. In this sense, it has its gaze turned to these subjects and to issues of work, culture, knowledge and social struggles of peasant women and men; questions of class, conflicts in the countryside, between agricultural logics, aimed at building another society. Its starting point, therefore, is local, community sociocultural practices. This work aimed to investigate which relationships can be established between peasant knowledge and school knowledge in the teaching of Mathematics, from the practices used in the artisanal production of mate herb in the city of São Mateus do Sul (PR). For this purpose, from the perspective of Oral History in its thematic aspect, two peasants who work in the production of yerba mate were interviewed. Then, the voices of these peasants were brought together with the voices of the authors who theoretically supported this work in a chimarrão circle, in which the proses showed the need for a dialogue of knowledge, from the perspective of the ecology of knowledge, in the construction of a critical conscience , in order to decolonize this science, seen as universal and which, in a hegemonic way, dehumanizes and denies, at school, local culture. It is in this sense that it is worth highlighting the importance of, in Basic Education and especially in Rural Education, working from the knowledge contained in local sociocultural practices, seeking to establish relationships with school knowledge.
Collections
- Dissertações [234]