Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTetto, Alexandre França, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Edimilson Rangel da, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Laboratório de Incêndios Florestais. Curso de Especialização em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestaispt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T11:59:59Z
dc.date.available2022-02-15T11:59:59Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73171
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Alexandre França Tettopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Incêndios Florestais, Curso de Especialização em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestaispt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 20-21pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa em educação ambiental visando a prevenção e combate aos incêndios florestais, entendida a existência de uma lacuna educacional, tendo como objeto de estudo, a funcionalidade da ferramenta pedagógica das histórias em quadrinhos, compreendida suas possibilidades e potencialidade. A ferramenta quadrinhos foi analisada levando em consideração o contexto social e as necessidades dentro das possibilidades das representações dos saberes sociais, respeitando as classes, as culturas ou grupos existentes. Os dados de análises de desempenho desta ferramenta foram coletados bibliograficamente para que se possa fazer um comparativo da possibilidade de evolução de conhecimento, das demandas ambientais da floresta e das demandas da população local, sem prejuízo da harmonia de coexistência. Procurou-se identificar as possíveis capacidades de se usar as histórias em quadrinhos de forma eficiente e lúdica tornando prazerosa a leitura. Esse diagnóstico se deu através de uma revisão integrativa na qual foram selecionados vários autores não só em categorias com foco na educação ambiental e prevenção e combate a incêndios, mas literaturas que abordam a representação social, para atingir o objetivo principal de conservação das florestas sem detrimento da cultura local com o auxílio das eficientes comunicações das histórias em quadrinho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a research in environmental education aiming at preventing and fighting forest fires, understanding the existence of an educational gap, having as object of study, the functionality of the pedagogical tool of comic books, including its possibilities and potential. The comic tool was analyzed taking into account the social context and the needs within the possibilities of the representations of social knowledge, respecting the existing classes, cultures or groups. The performance analysis data of this tool were collected bibliographically so that a comparison of the possibility of knowledge evolution, the environmental demands of the forest and the demands of the local population can be made, without prejudice to the harmony of coexistence. We sought to identify the possible capacities to use comics in an efficient and playful way, making reading pleasurable. This diagnosis was made through an integrative review in which several authors were selected not only in categories focused on environmental education and fire prevention and fighting, but literature that addresses social representation, to achieve the main objective of conserving forests without detriment of local culture with the help of the efficient communication of comic stories.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (21 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectIncêndios florestais - Prevenção e controlept_BR
dc.subjectQueimada - Prevençãopt_BR
dc.titleAnálise do uso das histórias em quadrinhos, utilizando os saberes sociais como ferramenta de educação ambiental na redução de incêndios causados por queimadaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples