A educação ambiental como ferramenta para a prevenção aos incêndios florestais em parques urbanos na cidade de Belo Horizonte-MG
Resumo
Resumo: Devido ao crescimento das cidades, os parques urbanos e áreas verdes tornam-se imprescindíveis para a preservação dos recursos naturais, para o equilíbrio ambiental e manutenção da qualidade de vida, além de oferecer opções de lazer aos cidadãos. No entanto, muitas vezes somente este último aspecto é levado em conta pelos munícipes. Além disso, a maioria dos parques municipais sofre com a depredação do seu patrimônio público e com ações que diminuem a sua qualidade ambiental (incêndios, bota-foras etc), comprometendo a manutenção dos seus serviços ecossistêmicos. O município de Belo Horizonte atualmente possui mais de 75 parques municipais, os quais são geridos pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). O uso incorreto do fogo no Brasil é um dos principais responsáveis por problemas ambientais. A Educação Ambiental é uma ferramenta de prevenção imprescindível para a conscientização e sensibilização aos incêndios florestais, por meio de ações educativas permanentes, que articulem de forma contundente a necessidade de se enfrentar a degradação ambiental decorrente dos incêndios florestais, principalmente por meio de ações que enfocam a importância das áreas de proteção ambiental, no seu contexto socioambiental e que estabelecem vínculos com as comunidades do entorno. Assim, o presente trabalho objetiva potencializar e tornar mais efetivas as ações de prevenção aos incêndios florestais, através da Educação Ambiental crítica e transformadora, a fim de promover a conservação e valorização das áreas verdes do município de Belo Horizonte. Para isso, foram desenvolvidas atividades para três tipo de público- beneficiário: as escolas próximas aos parques, as comunidades do entorno e o público visitante, em cinco parques municipais, estruturadas a partir da perspectiva da pesquisa-ação, no Diagnóstico Participativo e da sensibilização e Interpretação Ambiental, por meio de ações que promovam formação de parcerias, gestão participa e sensibilização acerca da problemática dos incêndios florestais. Por fim, busca-se como resultados gerar uma cidadania participativa, ativa, crítica e co-responsável, a partir da construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes, que promovam a formação dos atores sociais e o sentimento de pertencimento para uma mudança de atitude socioambiental e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Abstract: Due to the growth of cities, urban parks and green areas are essential for the preservation of natural resources, for environmental balance and keeping of quality of life, in addition to offering leisure options to citizens. However, the citizens consider many times only this last aspect. In addition, most municipal parks suffer from the depredation of their government property and actions that reduce their environmental quality (fires, outbreaks, etc.), compromising the maintenance of their ecosystem services. The city of Belo Horizonte currently has more than 75 municipal parks, which are managed by the Municipal Parks and Zoobotanical Foundation (FPMZB). The incorrect use of fire in Brazil is one of the main factors responsible for environmental problems. Environmental Education is an indispensable prevention tool for the awareness and sensitization of wildfires, through permanent educational actions, which strongly articulate the need to face the environmental degradation resulting from wildfires, mainly through actions that focus on the importance of environmental protection areas, in their socio-environmental context and that establish links with the surrounding communities. Thus, this work aims to enhance and make wildfires prevention actions more effective, through critical and transformative Environmental Education, in order to promote the conservation and enhancement of green areas in the city of Belo Horizonte. For this, activities were developed for three types of beneficiary audience: schools close to the parks, surrounding communities and the visiting public, in five municipal parks, structured from the perspective of action research, in the Participative Diagnosis and Environmental awareness and interpretation, through actions that promote the formation of partnerships, participatory management and awareness about the problem of wildfires. Finally, as a result, the aim is to generate participatory, active, critical and co-responsible citizenship, based on the construction of values, concepts, skills and attitudes, which promote the training of social actors and the feeling of belonging for a change in socio-environmental attitude and the construction of a more just and sustainable society.