A importância da gestão de custos para estratégias de formação de preço de venda : um estudo em uma pequena empresa do segmento comercial e de prestação de serviços
Resumo
Resumo: As pequenas empresas representam quase 70% dos empreendimentos no Brasil, empregando mais da metade dos trabalhadores formais do país e com a representatividade de 27% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Por isso é de suma importância a continuidade da existência desses negócios a economia nacional. Considerando que o preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, e com uma vasta concorrência, as empresas precisam oferecer a melhor oferta sem perder sua lucratividade. Uma vez que, uma das maiores dificuldades atuais dos gestores de pequenas empresas é em sua formação de preço, pois não sabem quais gastos devem ser considerados e qual a relevância isso tem para sua fidelização e sobrevivência no mercado. Por isso, é de grande valia, que os mesmos saibam a importância da gestão de custos para suas empresas e como isso influencia em sua formação de preço de venda. O trabalho trata de estratégias para a formação do preço de venda para as micro e pequenas empresas, bem como os benefícios da gestão de custos, que são temas de grande empecilho para que as mesmas possam aumentar seu ciclo de vida e a conscientização do empresário da necessidade de mudança em sua sistemática de cálculo de preço de venda para potencializar o lucro da organização.