Inteligência organizacional para o gerenciamento de crises em startups digitais curitibanas : um estudo das contingências ocasionadas pela pandemia da COVID-19
Resumo
Resumo : Estudo sobre a Inteligência Organizacional para o gerenciamento de crises em uma startup digital curitibana de comércio eletrônico no contexto da pandemia. Objetiva identificar como essa startup aplica a Inteligência Organizacional para a Gestão de Crises em meio às contingências ambientais ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Realiza o estudo de caso em uma startup digital curitibana de comércio eletrônico adotando entrevistas semiestruturadas e questionário. Analisa os dados coletados com o software Atlas.TI® utilizando a análise de conteúdo. Identifica as configurações organizacionais adotadas na startup para responder à crise da pandemia por intermédio de fatores contingenciais. Demonstra as práticas da Inteligência Organizacional na startup do estudo. Verifica as iniciativas da startup para a Gestão de Crises. Observa que a Inteligência Organizacional foi utilizada para a monitoria do ambiente e nos processos de uso de informações para tomadas de decisão visando amenizar os impactos da crise. Propõe um modelo de Inteligência Organizacional para Gestão de Crises para a startup do estudo. Contribui para a teoria e para a prática. Em relação à teoria, exibe a identificação dos elementos da fundamentação teórica com o contexto da startup estudada, facilitando a visualização de aspectos inerentes à Teoria da Contingência, da Gestão de Crises e da Inteligência Organizacional, além de apresentar um modelo teórico de Inteligência Organizacional para Gestão de Crises. No que tange às contribuições práticas, auxilia para gestores da informação verificarem as atividades concernentes à Inteligência Organizacional que podem colaborar com o gerenciamento de crises, bem como auxilia na análise de fatores contingenciais para elaborar planos de contingência para momentos de crise.
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- Gestão da Informação [558]