Alternativas de engenharia na minimização de impactos ambientais na implementação de rodovias
Resumo
Resumo: Os impactos ambientais negativos causados pelas rodovias ocorrem de várias formas, sendo mais evidente o atropelamento de fauna e desmatamento, entretanto, o problema é mais complexo e envolve a geração do efeito de barreira, reduz a conectividade de hábitats, provoca a interrupção de fluxos gênicos e muitos outros revezes. Diante destes desafios provocados pelas estradas foi proposto neste trabalho a apresentação das alternativas de engenharia para mitigação dos impactos ocasionados pela implantação de rodovias que a bibliografia e a experiência de obras de engenharia na área já executaram ou já propuseram. A pesquisa foi dividida inicialmente em revisão da literatura realizando a pesquisa desde uma visão mais macro como ecologia da paisagem, passando por redes e corredores ecológicos até chegar em ecologia de estradas e nas soluções de mitigação necessárias. Além disso, teve como objetivo específico avaliar a relação das rodovias com o desmatamento e entender o efeito espinha de peixe nesse processo. Resultados indicaram que para cada problema causado pela construção e operação existem alternativas que mitigam os impactos provocados. Além disso, verificou-se que é viável a hipótese de que rodovias são indutoras de desmatamentos, entretanto, é preciso refinar a pesquisa para ser possível afirmar a direta relação entre tais variáveis. Abstract : The negative environmental impacts caused by highways occur in many ways, with the most evident being the roadkill and deforestation. However, the problem is more complex and involves the barrier effect, reduces the connectivity of habitats, causes the interruption of gene flows and many other issues. The research was initially divided into a literature review carrying out the research from a more macro view as landscape ecology, passing through ecological networks and corridors until arriving at road ecology and the necessary mitigation solutions. In addition, its specific objective was to evaluate the relationship between highways and deforestation and understand the fishbone effect in this process. Results indicated that for each problem caused by road construction and operation there are alternatives that mitigate the impacts caused. In addition, it was found that the hypothesis that roads are deforestation inducers is viable, however, it is necessary to refine the research to be able to affirm the direct relationship between these variables.
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- Análise ambiental [130]