A contribuição das atividades extracurriculares na qualidade da colocação profissional dos egressos da UFPR : o intercâmbio faz a diferença?
Resumo
Resumo: A mobilidade acadêmica internacional se tornou uma prática difundida entre os estudantes da sociedade contemporânea como instrumento de otimização de competências pessoais e profissionais. Envolvem-se empresas, alunos, universidades e governos no fomento da circulação transnacional de acadêmicos, com diferentes motivações, recursos e expectativas em cada nível. A amplitude dessa prática tem provocado crescente número de pesquisas interdisciplinares que procuram compreender os fenômenos da internacionalização. Utilizando uma abordagem econômica da educação, partindo de premissas da Teoria do Capital Humano, este trabalho investiga a contribuição do intercâmbio, enquanto atividade acadêmica extracurricular, na empregabilidade e qualidade da colocação profissional de egressos do ensino superior. Para isso, conduz-se uma análise descritiva do perfil do alumni da Universidade Federal do Paraná, graduado entre 2010 e 2018, e faz-se um recorte da situação profissional desse grupo, ao final de 2019. A partir de uma coleta de dados via survey e do método de pareamento por vizinho mais próximo, são realizadas comparações entre as características do grupo alvo (intercambistas) e controle (não intercambistas). Os resultados não apontam contribuições significativas, positivas ou negativas, da experiência internacional, tanto para inserção dos egressos no mercado de trabalho quanto na remuneração recebida. Abstract: Transnationaleducationalmobilityhasbecomeawidespreadpracticeamong studentsincontemporarysocietyasaninstrumentforoptimizingpersonaland professionalskills.Employers,graduates,universitiesandgovernmentsareinvolved inpromotingthetransnationalcirculationofacademics,withdifferentmotivations, resourcesandexpectationsateachlevel.Thebreadthofthispracticehas contributingtoagrowingnumberofmultidisciplinaryresearchesthataimsto understandtheinternationalizationphenomena.Fromaneconomicperspectiveof education,basedontheHumanCapitalTheorypremises,thispaperinvestigatesthe contributionofexchange,asanextracurricularacademicactivity,totheemployability andqualityofprofessionalcareerofhighereducationgraduates.Todothis,a descriptiveanalysisoftheFederalUniversityofParanáalumniprofile,graduated from2010to2018,isconducted,andacutoutoftheirprofessionalstatus,attheend of2019,ismade.Thedatacollectionwasmadebysurveyandthecomparisons amongthecharacteristicsoftargetgroup(exchangers)andcontrolone(non- exchangers)aremadeusingthenearestneighbormatchingmethod.Theresultsdo notindicatesignificantcontributions,positiveornegative,fromtheinternational experience,bothforthetransitionfromhighereducationtoworkandforthesalary.
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