• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    OKA, Talissa.pdf (2.403Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Oka, Talissa Naomi, 1997-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho tem por finalidade apresentar a utilização de jogos didáticos no ensino de química, como um meio auxiliar na prática pedagógica cotidiana do professor de química. Para atingir esta finalidade, foi adaptado um jogo didático dedominó, sobre o conteúdo de funções e reações inorgânicas, a qual foi aplicada em turmas do primeiro ano do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do município de Pontal do Paraná, tendo como objetivo principal, verificar se o jogo cumpre com o papel de desenvolver o raciocínio lógico e a construção do conhecimento na área de química, por meio da ludicidade. A aplicação foi dividida em duas etapas: a primeira fase (fase parcial), o jogo de dominó foi aplicado com o intuito dos estudantes interagirem com o objeto, identificarem e diferenciarem as substâncias contidas nas peças; já na segunda fase (fase integral), o jogo de dominó foi aplicado na íntegra, deixando claro para os estudantes a diferença que existia nas regras do jogo nessa etapa. Em ambas as fases, os alunos registraram os reagentes e estipularam os produtos a serem formados, na maioria dos casos com autonomia. O resultado foi positivo, pois houve a aceitação dos alunos, a aprendizagem, assim como foi perceptível que eles se sentiram motivados pela dinâmica que o jogo de dominó proporcionou, indicando que o jogo didático pode ser uma alternativa para o ensino de funções e reações inorgânicas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72481
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Química [8]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV