Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Guilherme Sippel, 1985-pt_BR
dc.contributor.authorOka, Talissa Naomi, 1997-pt_BR
dc.contributor.otherAlberti, Eliane do Rocio, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Químicapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-16T20:02:10Z
dc.date.available2021-11-16T20:02:10Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72481
dc.descriptionOrientador : Guilherme Sippel Machadopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Eliane do Rocio Albertipt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Químicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade apresentar a utilização de jogos didáticos no ensino de química, como um meio auxiliar na prática pedagógica cotidiana do professor de química. Para atingir esta finalidade, foi adaptado um jogo didático dedominó, sobre o conteúdo de funções e reações inorgânicas, a qual foi aplicada em turmas do primeiro ano do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do município de Pontal do Paraná, tendo como objetivo principal, verificar se o jogo cumpre com o papel de desenvolver o raciocínio lógico e a construção do conhecimento na área de química, por meio da ludicidade. A aplicação foi dividida em duas etapas: a primeira fase (fase parcial), o jogo de dominó foi aplicado com o intuito dos estudantes interagirem com o objeto, identificarem e diferenciarem as substâncias contidas nas peças; já na segunda fase (fase integral), o jogo de dominó foi aplicado na íntegra, deixando claro para os estudantes a diferença que existia nas regras do jogo nessa etapa. Em ambas as fases, os alunos registraram os reagentes e estipularam os produtos a serem formados, na maioria dos casos com autonomia. O resultado foi positivo, pois houve a aceitação dos alunos, a aprendizagem, assim como foi perceptível que eles se sentiram motivados pela dinâmica que o jogo de dominó proporcionou, indicando que o jogo didático pode ser uma alternativa para o ensino de funções e reações inorgânicas.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 40 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLudico na escolapt_BR
dc.titleO jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Químicapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples