Percepções sobre o processo de orientação de alunos estrangeiros na pós-graduação
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Nypwipwy, Cidália Ossumane Medina, 1983-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente monografia intitulada "as percepções sobre o processo de orientação de alunos estrangeiros na pós-graduação", baseada numa abordagem qualitativa e descritiva, buscou compreender a necessidade e a motivação associadas à afetividade entre o orientador e o orientando estrangeiro e bolsista matriculados em cursos de pós-graduação em universidades públicas e/ou privadas do Brasil. No trabalho, foi construído um instrumento de evocação de palavras para caracterizar as diferentes fases do processo de orientação de trabalhos de conclusão de cursos na pós-graduação, bem como em diversos campos de atuação tais como: família, sociedade e escola. Por outro lado, foram mapeadas as percepções de alunos estrangeiros-bolsistas matriculados em cursos de pósgraduação no Brasil sobre as diferentes fases do processo de orientação pelos intervenientes do processo de ensino e aprendizagem, desde o corpo docente, a área pedagógica e administrativa; a relação orientador-orientando de acordo com os resultados obtidos da pesquisa é caracterizada por estímulos, valores afetivos e emoções. Os resultados apontam que a afetividade e a relação orientadororientando são assuntos relevantes, indissociáveis e interdependentes.
Collections
- Contabilidade e finanças [621]