• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O potencial do projeto de pesquisa sobre aquecimento global no processo de ensino-aprendizagem da EJA.

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC_Gabriela_Gouvea.pdf (1.534Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Oliveira, Gabriela Gouvea de, 1999-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : No Brasil, apesar de pouco discutida e reconhecida, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma realidade desde a colonização portuguesa e a catequização indígena. Desde então, o currículo desta modalidade já passou por inúmeras interpretações, mas um consenso foi estabelecido: entende-se que a EJA é composta por uma pluralidade de sujeitos repletos de especificidades. Ao longo de décadas de conflitos e pela luta por direitos, alguns obstáculos foram encontrados, em especial, uma prática pedagógica equivocada e tradicionalista. Em âmbito escolar, jovens, adultos e idosos sofrem com a falta de motivação e incentivo e o descaso oriundo da falta de políticas públicas voltadas a eles. Nem mesmo a Base Nacional Comum Curricular os contempla em suas seções. Todos estes fatores, juntos, provocam uma elevada taxa de evasão escolar. Em vista disso, para resgatar e manter tais alunos na escola é necessário adotar metodologias e estratégias coerentes, que atendam às necessidades deste público. Com o desenvolvimento da Nova Escola (1889), uma pedagogia autônoma começa a ganhar força no Brasil, abrindo caminho para as Metodologias Ativas de Aprendizagem, tendo como objetivo, uma aprendizagem significativa. Levando em conta as características da modalidade da EJA e as dificuldades encontradas, até os dias de hoje para fornecer um ensino de qualidade a estes sujeitos, o objetivo geral deste estudo foi o de desenvolver uma proposta de Projeto de Pesquisa online com a temática Aquecimento Global para professores de Biologia da Educação de Jovens e Adultos, etapa Ensino Médio. A metodologia se caracteriza por ser uma pesquisa de revisão da literatura, com abordagem qualitativa e pesquisa de campo via questionário online. O projeto foi elaborado baseando-se nas características do método da Aprendizagem Baseada em Projetos de Pesquisa (ABP) e é composto por seis etapas, visando o uso de diferentes estratégias e recursos para atender a maior quantidade de necessidades individuais dos jovens e adultos, assim quanto for possível. Ao analisar as respostas do questionário, observou-se que os professores compreendem a importância das metodologias ativas e que estas estimulam o desenvolvimento de diferentes habilidades dos educandos. Contudo, apesar de a maioria dos professores utilizarem as metodologias ativas como, aprendizagem por pares, sala de aula invertida, entre outros, boa parte não conhece a ABP. Ao longo das respostas, algumas considerações e sugestões foram feitas às etapas do projeto, mas, ao refletir sobre elas, algo que ficou claro é a importância de introduzir ao ensino estratégias que estejam ligadas ao dia a dia dos estudantes e, principalmente, incrementando as tecnologias ao ensino.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72099
    Collections
    • Licenciatura [85]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV