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dc.contributor.advisorSpeck, Raquel Angela, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Gabriela Gouvea de, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2021-10-08T10:15:34Z
dc.date.available2021-10-08T10:15:34Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72099
dc.descriptionOrientador : Raquel Angela Speckpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No Brasil, apesar de pouco discutida e reconhecida, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma realidade desde a colonização portuguesa e a catequização indígena. Desde então, o currículo desta modalidade já passou por inúmeras interpretações, mas um consenso foi estabelecido: entende-se que a EJA é composta por uma pluralidade de sujeitos repletos de especificidades. Ao longo de décadas de conflitos e pela luta por direitos, alguns obstáculos foram encontrados, em especial, uma prática pedagógica equivocada e tradicionalista. Em âmbito escolar, jovens, adultos e idosos sofrem com a falta de motivação e incentivo e o descaso oriundo da falta de políticas públicas voltadas a eles. Nem mesmo a Base Nacional Comum Curricular os contempla em suas seções. Todos estes fatores, juntos, provocam uma elevada taxa de evasão escolar. Em vista disso, para resgatar e manter tais alunos na escola é necessário adotar metodologias e estratégias coerentes, que atendam às necessidades deste público. Com o desenvolvimento da Nova Escola (1889), uma pedagogia autônoma começa a ganhar força no Brasil, abrindo caminho para as Metodologias Ativas de Aprendizagem, tendo como objetivo, uma aprendizagem significativa. Levando em conta as características da modalidade da EJA e as dificuldades encontradas, até os dias de hoje para fornecer um ensino de qualidade a estes sujeitos, o objetivo geral deste estudo foi o de desenvolver uma proposta de Projeto de Pesquisa online com a temática Aquecimento Global para professores de Biologia da Educação de Jovens e Adultos, etapa Ensino Médio. A metodologia se caracteriza por ser uma pesquisa de revisão da literatura, com abordagem qualitativa e pesquisa de campo via questionário online. O projeto foi elaborado baseando-se nas características do método da Aprendizagem Baseada em Projetos de Pesquisa (ABP) e é composto por seis etapas, visando o uso de diferentes estratégias e recursos para atender a maior quantidade de necessidades individuais dos jovens e adultos, assim quanto for possível. Ao analisar as respostas do questionário, observou-se que os professores compreendem a importância das metodologias ativas e que estas estimulam o desenvolvimento de diferentes habilidades dos educandos. Contudo, apesar de a maioria dos professores utilizarem as metodologias ativas como, aprendizagem por pares, sala de aula invertida, entre outros, boa parte não conhece a ABP. Ao longo das respostas, algumas considerações e sugestões foram feitas às etapas do projeto, mas, ao refletir sobre elas, algo que ficou claro é a importância de introduzir ao ensino estratégias que estejam ligadas ao dia a dia dos estudantes e, principalmente, incrementando as tecnologias ao ensino.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 87 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectAAprendizagem Baseada em Projetos de Pesquisapt_BR
dc.titleO potencial do projeto de pesquisa sobre aquecimento global no processo de ensino-aprendizagem da EJA.pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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