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dc.contributor.authorSantana, Daniella Tschöke, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherRechia, Simone, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-14T22:18:41Z
dc.date.available2021-09-14T22:18:41Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71920
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Simone Rechiapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 24/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.274-289pt_BR
dc.description.abstractResumo: Culturalmente normalizada em alguns países ou ainda subjugada como experiência minoritária em outros, andar de bicicleta é uma prática universalmente reconhecida, manifesta de diferentes maneiras e proporções conforme os contextos histórico-culturais-sociais-econômicos-políticoseducacionais nos quais se realiza, considerando também os diferentes artefatos utilizados, estruturas mobilizadas, os tempos e os lugares em que ocorre, estando intimamente relacionada às experiências individuais e coletivas. Esta pesquisa teve por objetivo analisar como as maneiras de fazer de usuários de bicicleta da cidade de Curitiba-PR articulam-se ao espaço urbano e às experiências de lazer. Este objetivo amplo, por sua vez, desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: (1) Mapear percursos realizados por usuários de bicicleta na cidade de Curitiba/PR no contexto de experiências de lazer; (2) Caracterizar maneiras de fazer desses usuários, relacionadas à prática de andar de bicicleta em Curitiba/PR; (3) Analisar as percepções corporais na interface entre o objeto (bicicleta), o sujeito (ciclista), o espaço (cidade) e o tempo (lazer); (4) Investigar as perspectivas de usuários de bicicleta sobre pedalar em Curitiba/PR. A partir de abordagem qualitativa com inspiração fenomenológica, utilizamos como instrumentos metodológicos entrevista semi-estruturada e registro narrado de um percurso de bicicleta na cidade. Os dados foram reunidos, sistematizados e triangulados e uma análise interpretativa realizada. Com base nos dados, identificamos que andar de bicicleta é uma prática introduzida desde a infância/adolescência, mas que no decorrer da vida dos sujeitos estas experiências são interrompidas ou distanciam-se de seu cotidiano, ressurgindo posteriormente como prática potente já na vida adulta. Os percursos registrados de bicicleta envolveram o uso principalmente de infraestruturas cicloviárias e canaletas dos ônibus expressos, com convergência entre rotas, indicando trechos de preferência entre ciclistas. Durante os trajetos, foi possível observar que as principais maneiras de fazer apresentaram-se marcadas por negociações/demarcações e "transgressões". As primeiras estão relacionadas às formas de compartilhamento do espaço urbano entre os modais, as segundas às "desobediências ciclísticas", ambas refletindo à estruturação do espaço urbano de Curitiba. O uso da bicicleta também se mostrou capaz de mobilizar experiências sensório-afetivas múltiplas e contrastantes, alteradas de maneira fugaz e decorrentes da combinação de elementos naturais, artificiais e simbólicos. Mesmo perpassada por tensões, as relações com a cidade foram ressignificadas a partir do uso da bicicleta e as experiências tácitas possibilitaram o desenvolvimento de "alteridades móveis", isto é, mobilizaram a capacidade de se colocar no lugar do outro no ato de se deslocar pela cidade. Apesar do reconhecimento das estruturas cicloviárias existentes e da perspectiva que é possível andar de bicicleta em Curitiba, parece haver também a ausência de um "próprio", tanto físico quanto simbólico, para a prática na cidade. Em suma, incitando o corpo a passar de periférico à primordial, andar de bicicleta coloca em evidência sua organicidade e desafia os sentidos, engajando diferentemente corpo-tempo-espaço, enveredando uma abertura a uma comunicação diferente com o mundo, a partir de lógicas tendencialmente não hegemônicas, e promovendo sensações que diferem em muitos pontos daquelas experienciadas nos deslocamentos motorizados, as quais podem ser potencializadas nas experiências de lazer, ao representarem tempos/espaços nos quais as diversas experiências culturais, dentre elas a prática de pedalar, estão mais propensas a escapar de determinadas amarras sociais. Palavras-chave: Bicicleta. Pedalar. Lazer. Cidade. Corpo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Culturally normalized in some countries or still subjugated as a minority experience in others, cycling is a universally recognized practice, manifested in different ways and proportions according to the historical-cultural-social-economic-political-educational contexts in which it takes place, also considering the different artifacts used, structures deployed, the times and places where it occurs, being closely related to individual and collective experiences. This research aimed to analyze how the ways of doing bicycle users in the city of Curitiba-PR are linked to the urban space and leisure experiences. This broad objective, in turn, unfolded in the following specific objectives: (1) Map routes taken by bicycle users in the city of Curitiba / PR in the context of leisure experiences; (2) Characterize ways of doing these users, related to the practice of cycling in Curitiba / PR; (3) Analyze body perceptions at the interface between the object (bicycle), the subject (cyclist), space (city) and time (leisure); (4) Investigate the perspectives of bicycle users on cycling in Curitiba / PR. Based on a qualitative approach with phenomenological inspiration, we used semi-structured interviews and narrated record of a bicycle route in the city as methodological instruments. The data were then gathered, systematized and triangulated and an interpretative analysis was performed. Based on the data, we identified that riding a bicycle is a practice introduced since childhood / adolescence, but that in the course of the subjects' lives, these experiences are interrupted or distanced from their daily lives, subsequently reemerging as a potent practice in adult life. The registered bicycle routes involved the use mainly of bicycle infrastructure and express bus channels, with convergence between routes, indicating sections of preference among cyclists. During the journeys, it was possible to observe that the main ways of doing things were marked by negotiations / demarcations and "transgressions". The first are related to the forms of sharing the urban space between the modes, the second to the "cyclists' disobediences", both reflecting the structuring of the urban space in Curitiba. The use of the bicycle proved to be capable of mobilizing multiple and contrasting sensory-affective experiences, altered in a fleeting manner and resulting from the combination of natural, artificial and symbolic elements. Even though permeated by tensions, relations with the city were reframed through bicycle use and the tacit experiences with the bicycle enabled the development of "mobile alterities", that is, they mobilized the ability to put themselves in the other's place in the act of move around the city. Despite the recognition of the existing bicycle structures and the perspective that it is possible to ride a bicycle in Curitiba, there also seems to be an absence of "own", both physical and symbolic, for practice in the city. In short, by encouraging the body to move from peripheral to primordial, riding a bicycle highlights its organicity and challenges the senses, engaging bodytime- space differently, embarking on an openness to different communication with the world, based on logics tending to non-hegemonic, and promoting sensations that differ in many points from those experienced in motorized displacements, which can be enhanced in leisure experiences, by representing times / spaces in which different cultural experiences, among them the practice of cycling, are more likely to escape from certain social ties. Keywords: Bicycle. Cycling. Leisure. City. Body.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (298 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectCiclismopt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectÁreas de recreação - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titlePedalar na cidade de Curitiba/PR : interfaces entre espaço urbano, a bicicleta e as experiências de lazerpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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