Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDudeque, Norton, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorPupia, Adailton Sergio, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T15:59:15Z
dc.date.available2021-12-20T15:59:15Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71824
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Norton Eloy Dudequept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 26/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 190-202pt_BR
dc.description.abstractResumo: As últimas sinfonias de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foram marcadas pelas estreitas relações do compositor com os Estados Unidos, iniciadas no período da Política da Boa Vizinhança, assim como na busca por uma linguagem musical universal, lema carregado por Villa-Lobos em sua primeira viagem à América do Norte, em 1944. A Sinfonia n. 8 (1950) pertence a quarta fase criativa do compositor, um período caracterizado pelo retorno aos gêneros musicais do passado, e pelo distanciamento do nacionalismo. Essa sinfonia é dedicada ao crítico musical americano Olin Downes, figura importante para a difusão da música villalobiana nos Estados Unidos. Em uma análise aprofundada desta sinfonia, constatamos diversos aspectos que corroboram com uma estética musical inspirada no conceito de universalidade, principalmente pelos diálogos com estruturas e procedimentos herdados de compositores precursores, fazendo referência a obra de Johann Sebastian Bach, Richard Wagner, Igor Stravinsky, Claude Debussy, dentre outros. Por meio dos conceitos intertextuais oferecidos por Omar Corrado (1992), conexo as diversas ferramentas analíticas, foi possível categorizar de forma objetiva os intertextos presentes nesta sinfonia. Podemos destacar a recorrência de diálogos com os esquemas formais tradicionais; a presença de elementos predominantes à estilos precursores; as alusões temáticas; intratextos e reaproveitamento de materiais; e a presença de sonoridades advindas da música folclórica e popular brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The latest symphonies by Heitor Villa-Lobos (1887-1959), were marked by the composer's close relations with the United States, initiated during the Good Neighborhood Policy period, as well as in the search for a universal musical language, a slogan carried by Villa-Lobos on his first trip to North America, in 1944. The Symphony n. 8 (1950) belongs to the fourth creative phase of the composer, a period characterized by the return to the musical genres of the past, and by the distance from nationalism. This symphony is dedicated to the American music critic Olin Downes, an important figure for the diffusion of Villalobian music in the United States. In an in-depth analysis of this symphony, we found several aspects that corroborate with a musical aesthetic inspired by the concept of universality, mainly due to dialogues with structures and procedures inherited from precursor composers, making reference to the work of Johann Sebastian Bach, Richard Wagner, Igor Stravinsky, Claude Debussy, among others. Through the intertextual concepts offered by Omar Corrado (1992), connected to the various analytical tools, it was possible to objectively categorize the intertexts present in this symphony. We can highlight the recurrence of dialogues with traditional formal schemes; the presence of elements predominant to precursor styles; thematic allusions; intratexts and reuse of materials; and the presence of sonorities from Brazilian folk and popular music.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (337 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectSinfoniaspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleIntertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobospt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples