Sentidos do ser professor de matemática
Resumo
Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores/as que ensinam Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM-UFPR) e tem como objetivo analisar os discursos que constituem e validam a formação dos/as professores/as de Matemática. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, desenvolvida por meio das narrativas de oito egressos/as do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná que se graduaram na vigência dos PPCs dos anos de 2006 e 2012. É interpretada por meio da análise do discurso e inspirada na perspectiva foucaultiana. Teoricamente, pautar-se-á nos estudos foucaultianos. A partir da análise do discurso, são construídos três enunciados: "Ser professor/a de Matemática é um dom"; "A Matemática do curso de licenciatura em Matemática é muito difícil"; "A dimensão prática no curso de licenciatura em Matemática é o que ensinaria a ser professor/a de Matemática". Como resultado, apresento as relações complexas que atravessam os sentidos atribuídos pelos/as professores/as de Matemática participantes a respeito do seu percurso formativo no decurso dessa licenciatura, bem como os discursos, as práticas discursivas, as posições de sujeitos e as relações de poder e saber que se materializam nas narrativas e que tornam os três enunciados possíveis. Abstract: This master's research is part of research line on 'Formation of Teachers who teach Sciences and Mathematics of the Graduate Program in Science and Mathematics Education at the Federal University of Paraná (PPGECM-UFPR)' and aims to analyze the speeches that constitute and validate the Mathematics teacher's formation. From a methodological point of view, it is classified as a qualitative research, in case study modality, developed from the narratives of eight graduates from Mathematics degree course at Federal University of Paraná/Brazil, who graduated during the PPCs of the years 2006 and 2012. It is interpreted by discourse analysis and inspired by the Foucauldian perspective. Theoretically, it is also based on Foucauldian studies. From the discourse analysis, three statements are constructed: "Being a Math teacher is a gift"; "The Mathematics of Mathematics' degree course is very difficult"; "The practice dimension in Mathematics degree course is what it would teach to be a teacher of Mathematics". As a result, I present the complex relationships that permeate the meanings attributed by participating Mathematics teachers about their formative path during the graduation, as well as the speeches, the discursive practices, the subjects' positions and the relations of power-knowledge materialized in the narratives and that make possible the three statements.
Collections
- Dissertações [208]