Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas
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Data
2021Autor
Silva, Natalia Cristina da, 1999-
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Resumo : As mudanças tecnológicas desempenham um papel importante no desenvolvimento de estruturas voltadas para o turismo. Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação de serviços e a inovação tecnológica representam os principais fatores para o crescimento da receita, melhora estrutural e gerencial e aproximacao com os consumidores. Nesse contexto, o marketing digital surge como uma estratégia utilizada por empresas e destinos turísticos a fim de alcançar seus objetivos de vendas, gerenciamento e divulgação, fazendo uso de estruturas tecnológicas para alcançá-los. Assim, o objetivo do trabalho e propor um manual para aplicação em destinos e empresas turísticas com as ferramentas e estratégias de Marketing Digital adequadas para cada organização. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, de caráter qualitativo, com analises descritivas e analíticas. Para alcançar os objetivos, foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, junto a um questionário aplicado em empresas e destinos turísticos. No caso das empresas turísticas, foram escolhidos 3 estabelecimentos do setor de meios de hospedagem para aplicação; já para o destino turístico, foram escolhidos 2 diferentes órgãos turísticos da cidade de Curitiba, para que assim seja possível compreender a realidade das duas categorias. Os resultados da pesquisa indicam que a utilização de ferramentas e estratégias digitais em destinos e empresas turísticas e fundamental nesse momento de transformação do setor turístico, sendo uma peça importante para gerenciar negócios e compreender consumidores. A partir dos resultados foi possível consolidar o objetivo do trabalho através da criação do projeto TourTech Consultorias, que consiste em um manual com as informações adequadas sobre ferramentas e estratégias de marketing digital para o turismo e de uma consultoria de marketing digital para as organizações. Por fim, a pesquisa mostrou que um mundo globalmente competitivo como o de hoje obriga as organizações a manterem um contato constante com os consumidores, seja para atrair novos clientes ou principalmente para manter os que já possui. Abstract : Technological changes play an essential role in the development of tourism-oriented structures. In an increasingly competitive market, diversification of services and technological innovation represent the main factors for revenue growth, structural and managerial improvement, and approximation with consumers. In this context, digital marketing emerges as a strategy used by companies and tourist destinations to achieve their sales, management, and advertising objectives, making use of technological structures to execute them. The paper aims to propose a manual for application in tourist destinations and companies with the tools and strategies of digital marketing suitable for each organization. It is descriptive-exploratory research, of qualitative character, with descriptive and analytical analyses. To achieve the objectives, bibliographic and documental surveys were carried out, together with a questionnaire applied to companies and tourist destinations. In the case of the tourist companies, three establishments of the accommodation sector were chosen for application; for the touristic destination, two different tourism agencies of the city of curitiba were selected so that it is possible to understand the reality of the two categories. The research results indicate that digital tools and strategies in tourist destinations and companies are fundamental in this moment of transformation of the tourist sector, being an important piece of managing a business and understanding consumers. Based on the results, the project tourtech consultancy was created, which consists of creating a manual with the appropriate information about tools and strategies for digital marketing for tourism and a digital marketing consultancy for organizations. Finally, the research showed that a globally competitive world like today's forces organizations to maintain constant contact with consumers, either attract new clients or mainly to keep the ones they already have.
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- Turismo [235]