Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
Visualizar/Abrir
Data
2021Autor
Oliveira, Patricia Unti de Campos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para o processo ensinoaprendizagem. A aula de campo é uma delas. A aula fora do ambiental formal de aprendizagem, quando proposta de uma forma descontraída, motivadora e direcionada pelo professor, permite aos alunos diferentes tipos de percepções do ambiente que os rodeia, além da organização de ideias e da fixação de conceitos de botânica e ecologia. O objetivo do trabalho foi de promover o aprendizado experimental de Botânica e de Ecologia por meio de uma aula de campo utilizando o Parque Municipal Ambiental Anibal Khury como modelo de estudo. O parque escolhido para este trabalho é o maior parque urbano da região sul do Brasil e está localizado na cidade de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná. Foram distribuídas pelo parque 06 áreas que foram identificadas por geolocalização (GPS) e após a leitura do código QR-Code, irá direcionar a um formulário digital que constitui uma ferramenta com questões e observações das áreas. O formulário foi construído na plataforma zoho. O formulário contextualiza os conteúdos de botânica e ecologia por meio de uma sequência investigativa que utiliza os aplicativos instalados nos celulares dos alunos que permite localizar a área de estudo, o registro de fotos pela câmera do celular e a identificação de espécies de plantas (PlantNet e/ou SEEK). A avaliação do trabalho poderá ocorrer através da aplicação de questionários e/ ou de apresentações na forma de um seminário ou roda de conversa buscando debater os conteúdos abordados e identificados durante a realização da aula de campo. A aula de campo proposta não foi aplicada devida a pandemia. Isso comprometeu a avaliação da metodologia proposta entretanto o Parque Municipal Ambiental Anibal Khury apresenta várias possibilidades para o ensino de Botânica e de Ecologia ressaltando a importância da preservação de áreas ambientais localizadas nas cidades. PALAVRAS-CHAVE: Aula de campo. Formulário digital. Ensino prático de botânica. Estudo de ecologia. Ferramentas digitais. Abstract: There are several strategies that can be used for the teaching-learning process. The field class is one of them. The class outside the formal learning environment, when proposed in a relaxed, motivating and teacher-directed way, allows students different types of perceptions of the environment that surrounds them, in addition to organizing ideas and fixing concepts of botany and ecology. The objective of the work was to promote the experimental learning of Botany and Ecology through a field class using the Municipal Environmental Park Anibal Khury as a study model. The Park chosen for this work is the largest urban park in southern Brazil and is in the city of Almirante Tamandaré, in the metropolitan region of Curitiba, in the state of Paraná. 06 areas were distributed throughout the park that were identified by geolocation (GPS) and after reading the QR-Code code, it will direct to a digital form that constitutes a tool with questions and observations of the areas. The form was built on the zoho platform.The form contextualizes the botany and ecology contents through an investigative sequence that uses the applications installed on the students' cell phones, which allows locating the study area, recording photos by the cell phone camera and identifying plant species (PlantNet and/or SEEK). The evaluation of the work may occur through the application of questionnaires and/or presentations in the form of a seminar or conversation circle, seeking to debate the contents covered and identified during the field class. The proposed field class was not applied due to the pandemic. This compromised the evaluation of the proposed methodology; however, the Municipal Environmental Park Anibal Khury presents several possibilities for teaching Botany and Ecology, emphasizing the importance of preserving environmental areas located in cities. KEYWORDS: Field class. Digital form. Practical teaching of botany. Study of ecology. Digital tools.
Collections
- Dissertações [94]