Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDutra, Jurandir Mourapt_BR
dc.contributor.authorOkada, Karla Suguiyamapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbonopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-13T14:52:59Z
dc.date.available2021-12-13T14:52:59Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71656
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Jurandir Moreira Dutrapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbonopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 30-31pt_BR
dc.description.abstractResumo : O Polo Industrial de Manaus (PIM) apresenta-se como principal motor da economia do Estado do Amazonas, sendo responsável por cerca de 90 mil empregos entre trabalhadores efetivos, temporários e terceirizados. A maior parte do transporte de funcionários das indústrias do PIM é feita por ônibus. Porém, os trabalhadores do polo não utilizam o sistema de transporte coletivo público urbano. Ao invés disso, as indústrias do PIM contratam empresas para prestarem o serviço de transporte porta a porta para os seus colaboradores. Dessa forma, adotam um sistema de transporte de funcionários por fretamento que desenvolve itinerários específicos, rotas que ligam as residências dos funcionários às fábricas em diferentes turnos de produção. Notoriamente, percebe-se que esse volume diário de veículos automotores trafegando pela malha viária da cidade de Manaus, contribui para o agravamento da emissão de gases poluentes na atmosfera e para a questão da mobilidade urbana. O trabalho proposto procurou investigar formas de reduzir as emissões de gases e poluentes gerados pelo volume diário de veículos automotores coletivos do sistema de transporte dos funcionários do setor produtivo industrial de Manaus. Para tal, o trabalho propôs a análise da viabilidade da implantação de rotas que possam ser compartilhadas entre empresas localizadas próximas umas das outras. Por meio do desenvolvimento de um estudo de caso entre duas empresas, analisou-se o cenário atual de cada uma com os dados referentes a um turno de produção, para realizar um comparativo com a solução proposta. Com a solução de rotas compartilhadas, obteve-se a redução de cerca de 29% da distância total percorrida, assim como, a redução de cerca de 23% do consumo médio de combustível pelos veículos e então, a redução de cerca de 51% das emissões. Além da diminuição da quantidade de veículos necessários para atender o transporte dos funcionários. Palavras-chave: Mobilidade Urbana; Transporte por Fretamento; Poluição Atmosférica; Qualidade de Vida.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 31 p.) : figs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMercado de emissão de carbonopt_BR
dc.titleAnálise de rotas compartilhadas entre Empresas do Polo Industrial de Manaus para redução de emissões antrópicaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples