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    Análise de rotas compartilhadas entre Empresas do Polo Industrial de Manaus para redução de emissões antrópicas

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    R - E - KARLA SUGUIYAMA OKADA.pdf (1.617Mb)
    Date
    2020
    Author
    Okada, Karla Suguiyama
    Metadata
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    Subject
    Mercado de emissão de carbono
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : O Polo Industrial de Manaus (PIM) apresenta-se como principal motor da economia do Estado do Amazonas, sendo responsável por cerca de 90 mil empregos entre trabalhadores efetivos, temporários e terceirizados. A maior parte do transporte de funcionários das indústrias do PIM é feita por ônibus. Porém, os trabalhadores do polo não utilizam o sistema de transporte coletivo público urbano. Ao invés disso, as indústrias do PIM contratam empresas para prestarem o serviço de transporte porta a porta para os seus colaboradores. Dessa forma, adotam um sistema de transporte de funcionários por fretamento que desenvolve itinerários específicos, rotas que ligam as residências dos funcionários às fábricas em diferentes turnos de produção. Notoriamente, percebe-se que esse volume diário de veículos automotores trafegando pela malha viária da cidade de Manaus, contribui para o agravamento da emissão de gases poluentes na atmosfera e para a questão da mobilidade urbana. O trabalho proposto procurou investigar formas de reduzir as emissões de gases e poluentes gerados pelo volume diário de veículos automotores coletivos do sistema de transporte dos funcionários do setor produtivo industrial de Manaus. Para tal, o trabalho propôs a análise da viabilidade da implantação de rotas que possam ser compartilhadas entre empresas localizadas próximas umas das outras. Por meio do desenvolvimento de um estudo de caso entre duas empresas, analisou-se o cenário atual de cada uma com os dados referentes a um turno de produção, para realizar um comparativo com a solução proposta. Com a solução de rotas compartilhadas, obteve-se a redução de cerca de 29% da distância total percorrida, assim como, a redução de cerca de 23% do consumo médio de combustível pelos veículos e então, a redução de cerca de 51% das emissões. Além da diminuição da quantidade de veículos necessários para atender o transporte dos funcionários. Palavras-chave: Mobilidade Urbana; Transporte por Fretamento; Poluição Atmosférica; Qualidade de Vida.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71656
    Collections
    • Projetos sustentáveis, mudanças climáticas e mercado de carbono [172]

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